Arcanos menores de número 4 sugerem estabilidade. Descubra os seus significados aqui.

A ESTABILIDADE DOS ARCANOS MENORES DE NÚMERO “4”: alguns apontamentos misteriosos e religiosos.

 

COMO O "QUATRO" FOI FORMADO

 

Explicando os porquês do Tarot, o Arcano "4" é uma emanação cabalística proveniente do TRIÂNGULO SUPERNO da Árvore da Vida. A junção inicial dos Arcanos Menores "Ases, dois e três", assim como os caminhos que os ligam entre si (Arcanos Maiores), formam a figura geométrica do TRIÂNGULO (três linhas, três lados).

 

A sequência numérica após o TRÊS é, obviamente, o QUATRO-QUADRADO (quatro linhas, quatro lados).

Observe como é estável esta figura geométrica, o quadrado, a qual é impossível de ser rolada tal como uma roda.

 

Esotericamente, o modelo tridimensional que explica os Arcanos "4" é o da pirâmide de base quadrada. Note como os vértices sobem, estreitando-se, procurando a "fonte" donde emanam as energias primordiais do fogo, da água, do ar e da terra (a partir do triângulo superior - a trindade). Agora, de cima para baixo, escorrem as benesses arquetípicas e formativas pelas faces triangulares que alcançam a solidez da base quadrada da pirâmide. Estabilidade!

 

Cabalisticamente, os Arcanos "4" estão localizados no pilar misericordioso da Árvore, onde habita um REI BONDOSO, o qual confere os atributos positivos a todos os naipes deste número.

 

 

DENOMINAÇÕES CABALÍSTICAS TRADUZIDAS PARA O TAROT CLÁSSICO

 

O 4 de Paus cabalístico é o "Senhor do Trabalho Perfeito" (a misericórdia do fogo espiritual) que, classicamente, é OTIMISMO, tal como aquele que se refere aos projetos pessoais bem planejados.

 

O 4 de Copas, "Senhor do Prazer Harmonizado" (a misericórdia da água) é a equivalente ROTINA no Tarot Clássico.

 

O 4 de Espadas, "Senhor do Descanso Após a Luta" (a misericórdia das espadas) é a INTROSPECÇÃO ou PAZ.

 

O 4 de Ouros, "Senhor do Poder Temporal" (a misericórdia material), trata-se de uma vida em ordem que tem como suficiente (mas não em grande quantidade) a riqueza adquirida.

 

 

O TAROT COMO INSTRUMENTO RELIGIOSO

 

É polêmica e divisora de opiniões a discussão sobre o Tarot ser um instrumento de apropriação religiosa. Sobre esta temática, sentimos a necessidade de fazer os devidos esclarecimentos que, fatalmente, vem comprovar a hipótese a partir de um ponto de vista bastante aceitável.

 

Arcano Maior O Mundo.

Arcanos "O Mundo" (RWS Tarot, Ed. Lo Scarabeo; Spanish Tarot, Ed. Fournier).

 

ARGUMENTAÇÃO

 

É sabido que o design clássico de Marseille vem se consolidando a pelo menos seis séculos; e que, a partir dele, praticamente todos os oráculos divinatórios espelham-se no seu modelo ou o tem como pano de fundo das suas propostas. Entre tantos baralhos, menciona-se as iniciativas oraculares da Fraternidade Branca, dos Orixás, do Xamanismo, dos Anjos, de Osho, etc. Todos de cunho espiritual, com notas evidentes de religiosidade.

 

A RELIGIOSIDADE NO MARSEILLE

 

Não se pode negar as evidências religiosas no design clássico, pois são muitas e substanciais:

1. a grande quantidade de arcanos alados (anjos);

2. a figura do Diabo;

3. a condenação de Babel impressa na carta da TORRE;

4. a agonia de Jesus na carta d'O ENFORCADO (note os doze cotos que sangram nos palanques os quais o pendurado foi afixado, o que pode indicar a "poda" dos apóstolos de Jesus - o martírio de onze, mais Judas Iscariotes que enforcou-se, somando os doze);

5. o Anjo da TEMPERANÇA que, intuitivamente, pode estar realizando o milagre da transformação da água em vinho;

6. o Arcano d'O JULGAMENTO, onde é evidente a aparição de um ressuscitado;

7. o Arcano d'O PONTÍFICE, cuja missão primeira é o de ser preposto divino, re-ligador da humanidade ao seu verdadeiro Deus;

8. O ARCANO "O MUNDO", o qual daremos mais atenção, a seguir:

 

O título da Parte II do Apocalipse de São João denomina-se "O FUTURO DO MUNDO E DA IGREJA" (note a coincidência com o nome do Arcano XXI: O MUNDO).

 

Em Apocalipse 4, v.6, está assim escrito: "Havia diante do trono e ao redor, quatro Animais vivos cheios de olhos na frente e atrás. O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno voo."

 

Citando Santo Irineu (†203) e Santo Agostinho (†430), nos ensina o Pe. Carlos Alberto S. de Aquino, da paróquia de N. Sra. de Fátima, em Parnaíba:

 

MATEUS é representado por um anjo ou homem alado. Este inicia o seu evangelho com a genealogia de Jesus Cristo, apontando para a dimensão da obra-prima de Deus que criou o homem à sua imagem e semelhança;

 

MARCOS inicia o seu evangelho falando da "voz que clama no deserto", João Batista. Seu símbolo é um leão alado, representativo das feras que habitam o deserto e também da força, realeza, poder e autoridade do Filho de Deus;

 

LUCAS é simbolizado por um touro alado. Ele inicia o seu evangelho falando de Zacarias, sacerdote-em-função, cuja tarefa era oferecer sacrifícios no Templo de Jerusalém. O touro é a representação dos sacrifícios e ofertas oferecidos a Deus;

 

JOÃO é o maior teólogo dentre os evangelistas, representado por uma águia. O elevado estilo do seu evangelho fala da Divindade e do Mistério Altíssimo do Filho de Deus ("No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus").

 

 

Os naipes do Tarot indicam os níveis de conexão com o Sagrado

 

O naipe de PAUS sugere a reflexão no plano espiritual, a partir da conexão com o Pai Celestial; o naipe de COPAS é a Mãe, aquela que guarda no ventre o vindouro fruto material da Criação. ESPADAS é o plano astral, onde se tocam os ideais materiais humanos e os elementos iniciais da fé. E OUROS é absolutamente material, terreno.

 

 

CONCLUSÕES

 

Sobre a discussão em torno do Tarot ser, ou não, um instrumento religioso, entende-se que os seus naipes dão as dicas para se compreender os possíveis níveis de conexão do homem com o Sagrado. Em PAUS, cabalisticamente expondo, temos o máximo do "sutil", algo profundamente espiritual, alcançável somente pelas mais altas ordens angelicais e santos; já em OUROS temos o máximo do "espesso", ou seja, tudo o que faz parte da materialidade humana (família, riquezas, projetos pessoais). Em ESPADAS e COPAS temos os naipes conativos, "nem tanto ao céu, nem tanto à terra"; no primeiro o anjo-de-guarda, no segundo a Mãe que intercede por nós junto a Deus!

 

Outrossim, sabe-se que tarotistas imbuídos de sentimento sacerdotal fazem do Tarot a sua melhor religião. Eles têm altares e rendem graças às suas Estrelas-Guias! Por isso, a denominação do conjunto das 78 cartas de IGREJA OCULTA.

 

O Tarot é realmente religioso?

 

Sim e não, dependendo da pretensão do seu manuseador. Sob a perspectiva esotérica, cabalística, sim. Sob a ótica do autoconhecimento, talvez seja uma opção plausível ou parte de uma "busca" individual. Por fim, sob o aspecto do entendimento material da questão, faz-se do Tarot uma filosofia, das mais agradáveis, não sendo obrigatório um comprometimento espiritual, e percebido somente como um conjunto de conhecimentos que vem organizar e explicar o dia-a-dia da jornada da vida de cada um.

 

Prof. Luciano Kravetz

 

 

REFERÊNCIAS

Bíblia Sagrada Ave Maria (ed. de estudos). Ed. Ave Maria, 2011;

www.paroquiadefatimaphb.com/2010/03/os-simbolos-dos-quatro-evangelistas.html