Os Arcanos menores de número 2 são as primeiras emanações dos Ases do Tarot.

DOIS

Na instrução esotérica “formal”, o número dois é um número terrível! E, por ser instrução formal, deve ser acatada como tal. Trata-se de um número que carrega consigo uma noção de contradição, por conta de difíceis delimitações. Explicamos. Examine este questionamento: “em que ponto o bem cessa e começa a se configurar como mal?” Idem para o claro e o escuro; para o alto e o baixo. Repetindo, na perspectiva do Tarot, no que se refere aos Arcanos 2, nunca se pode saber, ao certo, o ponto que define corretamente a condição plena de uma coisa que, na verdade, pode ser outra. Observe este outro exemplo, o qual é mais terrível ainda: a tentativa de se encontrar a fronteira entre a verdade e a falsidade. E, em resumo, tudo o que não é passível de certeza, é coisa duvidosa. Esta é a essência do “dois”, dúvida!

 

O Arcano 2, por ser “emanação” de um ÁS (Kether), está ligado a este pelo caminho subjetivo do LOUCO, portanto trata-se de uma “queda”. A esfera 2 é positiva e tenta imitar positivamente as benesses dos ASES; entretanto, como reflexo que é das energias primordiais pode estar sujeita ao ERRO.

 

PALAVRA-CHAVE DOS ARCANOS 2:

 

“DÚVIDA”

(ou Dualidade; ou União; ou Desagregação)

 

Justificativa: Sobre o número 2, a Cabala comenta: “…representa a energia dinâmica, fluindo nos pares de opostos: positivo-negativo; ativo-passivo; masculino-feminino, e a constante busca de equilíbrio e harmonização desses opostos.” (Sandra Scapin). Logo, denota dualidade, indecisão, falta de confiança. É o andar sobre a corda-bamba, a incapacidade de acreditar em algo ou alguém. A chance de acertar é a mesma de errar. Tudo é incerto e duvidoso.

 

DOIS DE PAUS

Rótulo: "Descrença ou Fé"

 

Nome Cabalístico: "O Senhor do Domínio"

(Marte em Áries)

Para o Tarot o 2 de Paus é fé ou descrença. Entenda os porquês.

Sentido geral do Arcano: Dúvidas quanto às expectativas positivas de criação e frutificação das indústrias do homem. Trata-se de uma forte energia “masculina”, mas que necessita da presença do seu par oposto (feminino) ou unir forças para poder frutificar uma ideia. Tem conotações com Descrença (falta de fé) ou com a própria Fé.

 

Aspectos positivos: Masculinidade; Força masculina; Necessidade de unir forças; União de forças; Ambição; Deseja dominar; Apreensão; Este Arcano está ligado às principais escolhas da vida; Momento de reflexão, com calma, de modo a não tomar posturas ou decisões precipitadas; Encontro consigo mesmo (receios, temores, dúvidas – a auto-análise); Boa, mas limitada capacidade para tomar decisões corretas; Necessidade de trabalhar mais; Divergências com outras pessoas; Perda de fé; Burocracia; Saúde física ótima.

 

Aspectos negativos: Indecisão sobre questões centrais da vida; Titubear, em vez de realizar; Motivação que se auto-anula; Descrença; Insegurança; Desentendimentos (famíla, trabalho, amigos); Saúde física instável (problemas no sistema digestivo: o indivíduo nutre-se, de forma a gerar desequilíbrio orgânico, de alimentos por demais energéticos, negligenciando outros menos calóricos e mais saudáveis que estão repletos de nutrientes essenciais).

 

DOIS DE ESPADAS

Rótulo: "Estresse ou União de Forças"

 

Nome Cabalístico: "O Senhor da Paz Restaurada"

(Lua em Libra)

Para o Tarot o 2 de Espadas é união de esforços ou desentendimentos. Entenda os porquês.

Sentido geral do Arcano: Sem a tranquilidade, sempre se está em estado de alerta! Pronto para atacar, pronto para defender. Unir forças é o ideal. Oponentes tendem a guerrear. Mas, a guerra também conduz a paz.

 

Aspectos positivos, nas melhores perspectivas: duas pessoas que se unem para enfrentar um mal; um empate; uma contenda encerrada para a restauração da paz; Trégua um pouco precária; Busca a justiça. Interpretações clássicas mais comuns: contradição de mesma natureza; Obstáculos; Tensão; Adrenalina que se apresenta antes de uma ação de ataque ou defesa; Pressentimento ruim; Preocupação; Rivalidade; Imposição de ideias; Opositores/antagonistas; Inimigo oculto; Discussão; Teste de forças; Briga eminente; Brigas; Xingamentos; Acusação; Demanda judicial; Falta de educação (bons modos); Grosseria; Inveja; Ciúmes; Doenças.

 

Aspectos negativos: Muitas preocupações que se acumulam; Medo; Inimigos declarados; Falsidade; Mentira; Deslealdade; Desonestidade; Traição; Deturpação de fatos; Discussão com rompimento de relação; Alianças quebradas; Brigas com danos morais e físicos; Perda de causa na Justiça; Maus tratos (tapas e chutes); Duelo com arma de fogo; Briga de faca; Depressão; Esquizofrenia; Doenças mais graves, de difícil tratamento.

 

DOIS DE COPAS

Rótulo: "Afinidade ou Desafeto"

 

Nome cabalístico: "O Senhor do Amor"

(Vênus em Câncer)

Para o Tarot, o 2 de Copas é união ou antipatia. Entenda os porquês.

DOIS DE COPAS

Estilo clássico/medieval do Tarot.

Arte de Luciano Kravetz.

Sentido geral do Arcano: Antes da amizade, antes do prazer, antes do amor verdadeiro, a afinidade. O Arcano que predispõe o amor.

 

Aspectos positivos: Carta do romance; Harmonia entre o masculino e o feminino; Uma colaboração; Uma afinidade sincera; Reciprocidade; Partilha de bens (do ponto de vista positivo: antecipação de herança; comunhão de bens); Início de amizade; Renovação de amizade; Atração por alguém; União conjugal sem compromissos; Relacionamento feliz com possível engajamento matrimonial; Um acordo; Uma associação (parceria); Uma reconciliação; Luta para reconquistar alguém; Relação amorosa, antes sólida, que vem se tornando instável; Saúde: pequenas indisposições.

 

Aspectos negativos: Amor dividido; Alguns mal-entendidos sentimentais; Amor insatisfatório; Um desafeto; Desejos opostos; Amante (às escondidas); Separação (conjugal); Abandono da religião; Bajulação com compra de presente caro (joia, automóvel); Perda de prestígio; Ser mal-visto por alguém (por amor não correspondido, inveja ou antipatia de colega de trabalho); Amizade mal-correspondida; Ilusão; Decepção; Divórcio; Solidão; Saúde: depressão por saudade de alguém, problema cardíaco, órgãos em geral, recomendação para beber mais água.

 

DOIS DE OUROS

Rótulo: "Sorte" (à mercê dela)

No sentido de que os acontecimentos se darão por definidos e imutáveis, mesmo que o indivíduo, durante a formação dos acontecimentos, tente intervir com disposição contrária à tendência dos resultados.

 

Nome cabalístico: "O Senhor da Mudança Harmoniosa"

(Júpiter em Capricórnio)

Para o Tarot, o 2 de Ouros é aliança material ou perda de ganhos. Entenda os porquês.

Sentido geral do Arcano: No jogo da vida, as apostas são lançadas pela mão do jogador, mas forças externas independentes, fora do controle do indivíduo, farão com que o resultado se dê de acordo ou contra a vontade do jogador.

 

Aspectos positivos:  As energias psíquicas estão influenciando a materialidade do ser. Momento de buscar inspiração! (no sentido de “achar o jeito” para conquistar algo ou sair de um problema); Busca o equilíbrio material; Busca uma mudança harmoniosa; Necessidade de um sócio para superar problemas; Um amigo sincero, de igual força e poder; Instabilidade (oscilação material e financeira); Mal aproveitamento do tempo; Divisão não esperada de bens (por separação amigável); Disputas por dinheiro; Finanças voláteis; Divisão errada e injusta de emolumentos; Má gestão do orçamento familiar; Dívida financeira; Escassez de dinheiro; Trocas ou ganhos realizados por meio de escambos ou permutas; Excesso de materialismo (distanciamento de Deus); Amizades ruins; Relações de trabalho ruins; Projetos que demandam investimentos elevados e que não saem do papel; Ansiedade; Gastos imprevistos com enfermidades.

 

Aspectos negativos: Fuga da realidade; Divisão litigiosa de bens; Perda de dinheiro em ação judicial; Ser furtado sem conhecer o agente; Amizades destrutivas; Demissão eminente; Empobrecimento; Publicidade forçosa de status, não condizente com a real condição financeira da pessoa; Fingir idade (tanto para mais velho, como para mais novo); Gastos pesados com tratamento de saúde.

 

 

REFERÊNCIAS

Luciano Kravetz (textos e artes dos Arcanos); Robert Wang; Dion Fortune; Sandra Scapin; Aleister Crowley; Anton Kielce; Nei Naiff; Pedro Camargo; Nicolas Conver; Julian M. White; Claudiney Prieto; Stuart R. Kaplan; Liz Dean; Numerologia da Instrução do A.M. do R.E.A.A.