TRÊS
É convenção esotérica dizer, grosso modo, das tríades para a junção de coisas ou fenômenos naturais; e diz-se triângulos para a junção de pessoas ou energias. As trindades são as potências trinas mais puras de todas.
Um exemplo de tríade é uma acorde musical. Um exemplo de triângulo é a energia elétrica, formada pelos polos positivo e negativo, mais o neutro. Outro caso seria a força positiva-ativa-masculina do sêmen, mais a intenção receptiva-negativa-feminina do óvulo e mais o útero (elemento "neutro", entre aspas, porque tem funções importantes, obviamente), recipiendário do processo gestacional formativo.
Outro exemplo de potência, realmente magnânima, seria a Trindade Cristã: Pai – Filho – Espírito Santo. Na Tradição cabalística, nos é ensinado que o próprio corpo de Deus é formado por três pilares, distintos, mas que devem ser compreendidos como Um só, e que dão cânone à Unidade.
Família
Pai - Mãe - Filho
Gnose
Princípio - Verbo - Substância
Cabala
Kether - Hockmah - Binah
Trimurti
Brama - Vishnu - Shiva
Egito
Osíris - Ísis - Hórus
PALAVRA-CHAVE DOS ARCANOS 3:
"SEMEADURA"
Justificativa esotérica: A energia potencial do UM (ÁS – Eheieh – Eu SEREI) necessitou dos princípios ativo-masculino (DOIS-Tu) e passivo-feminino (TRÊS-Tu), para que se desse início à gestação do QUATRO (Ele). E, por conta desta Lei Primordial, a SEMEADURA advém da soma cabalística, e não aritmética, de “1, mais o 2, mais o 3” que, por sua vez, vem gerar “um outro” indivíduo com trejeitos de independente! Esta é a explicação que se dá para a compreensão do porque uma TRINDADE é, ao mesmo tempo, TRINA e UNA. É a explicação dos porquês deste quarto indivíduo, que está prestes a se materializar, por ser o fruto de uma energia potencial (1 ou ASES), de uma semente (Arcano Menor 2) e de um receptor fértil (Arcano Menor 3). Portanto, o Arcano 3 do Tarot faz referência ao conceito de “semeadura”.
TRÊS DE PAUS
Rótulo: "Formação"
Nome Cabalístico: "O Senhor da Força Estabelecida"
(Sol em Áries)
Sentido geral do Arcano: As energias do naipe de Paus são as mesmas energias, as mais puras, da Criação. Elas estão prontas para “inseminar” e, por conseguinte, coadjuvar na formação material das coisas.
Aspectos positivos: Elevação espiritual; Energias primordiais em movimento; Acúmulo de energias; Distribuição de energias; Auto-expressão; Orgulho (arrogância); Presunção; Capacidade de realização; Criação; Empreendimento; Construção; Inovação; Transformação; Frutos que serão colhidos; Casal que combina perfeitamente; Amigos ideais; Oportunidade de crescimento; Progresso financeiro; Possibilidade de promoção no trabalho; Negócios concluídos com facilidade; Tino comercial; Sorte; Poderes psíquicos; Clarividência; Compreensão das leis e fenômenos da Criação (mistérios universais); Saúde muito boa.
Aspectos negativos: Energias fluindo lentamente; Demora para criar ou construir algo; Dificuldade de articulação; Promoção certeira no trabalho, mas que demora um pouco para vir; Alguém com inveja; Alguém próximo que quer tirar vantagem; Segundas intenções; Mal-entendidos; Busca de consensos.
TRÊS DE ESPADAS
Rótulo: "Sabotagem"
Nome Cabalístico: "O Senhor do Infortúnio"
(Saturno em Libra)
Sentido geral do Arcano: Tudo está claro, lúcido! Tudo deveria estar na mais perfeita ordem… Entretanto, parece que a tendência das coisas é dar errado.
Aspectos positivos: Inteligência; Intelectualidade; Análise; Capacidade de síntese; Discernimento entre o bem e o mal; Convivência com conflitos; Desentendimentos; Necessidade de agir com firmeza; Problemas econômicos; Difícil ascensão na carreira, com possibilidade de demissão; Possibilidade de separação do casal; Projetos abortados; Dor; Sofrimento; Lágrimas; Saúde frágil.
Aspectos negativos: Grave desentendimento (decepção); Tristeza; Desapontamento; Falta de criatividade; Alienação; Uma trama ardilosa se iniciando contra alguém; Graves problemas econômicos; Erro; Demissão eminente; Incapacidade de tirar conclusões a respeito de um sofrimento suportado; Aborto de ideias; Aborto; Ansiedade mental; Muita dor e sofrimento; Doença instalada.
TRÊS DE COPAS
Rótulo: "Amor"
Nome Cabalístico: "O Senhor da Abundância"
(Mercúrio em Câncer)
Sentido geral do Arcano: Com “amor”, tudo flui de modo mais natural e satisfatório. Se, com duas taças tem-se o brinde entre duas pessoas, a adição da terceira sinaliza um “bônus” – uma energia que promove laços mais fortes.
Aspectos positivos: Amor; Prazer; Laços fortes de família e amigos; Bondade; Amor próprio (auto-estima); Início de relacionamento; Um novo amor; Prazeres da vida em sociedade; Festas; Celebrações; Hospitalidade; Felicidade; Culto do que é belo; Solução para problema; Compartilhamento; Otimismo frente à adversidade; Acordo; Finanças em ordem (provável chegada de dinheiro inesperado); Alegria no trabalho; Talento artístico; Gravidez; Nascimento próximo; Caminhos abertos; Alívio; Cura; Ótima saúde.
Aspectos negativos: Amor e satisfação presentes, em tudo, mas diminuídos; Prazeres excessivos; Prestígio diminuído; Amor não correspondido; Falta de reconhecimento; Demora para engravidar.
TRÊS DE OUROS
Rótulo: "Trabalho"
(conforme preconiza a instrução de A. Crowley)
Nome Cabalístico: "O Senhor dos Trabalhos Materiais"
(Marte em Capricórnio)
Sentido geral do Arcano: Todo o trabalho, em si, carrega o propósito da realização. Aqui, as coisas estão em marcha, ainda não totalmente concretizadas, mas com tendência a dar certo.
Aspectos positivos: Poder crescente; Perspectiva de progresso; Prospecção de caminhos alternativos ou criativos; Planos que irão se realizar; Transformações materiais positivas e graduais; Empreendimento por nascer; Perfil empreendedor; Oportunidades de negócios; Garantia de bons resultados; Início da formação de patrimônio; Tendência para ampliar ambições (ex.: um carro melhor; uma casa melhor; uma posição profissional melhor); Perícia; Compreensão de que o trabalho é o responsável pela manutenção da ordem; Trabalho recompensado; Relacionamentos de valor; Par perfeito; Dignidade; Satisfação; Ótima saúde.
Aspectos negativos: Progressos evidentes, mas um pouco mais lentos do que o previsto; Falta de habilidade; Displicência; Mediocridade; Negligência; Ideias vulgares; Futilidade; Exibicionismo (exagerada publicidade do talento profissional); Mesquinhês; Egoísmo; Pessoas invejosas.
REFERÊNCIAS
Luciano Kravetz (textos e artes dos Arcanos); Robert Wang; Sandra Scapin; Dion Fortune; Aleister Crowley; Anton Kielce; Nei Naiff; Pedro Camargo; Nicolas Conver; Julian M. White; Claudiney Prieto; Stuart R. Kaplan; Liz Dean; Numerologia da Instrução do A.M. do R.E.A.A.