CINCO
Na Numerologia Esotérica, o CINCO nos faz compreender a existência da espiritualidade que age sobre a matéria. O corpo do Homem é um veículo que realiza a sinergia dos elementos, dentro e fora de si. Por mais poderosas que sejam as forças exteriores, cabe ao ente humano dominá-las. Este é o sentido expandido da “quintessência”. Não se trata apenas de dizer que o Homem é composto pelos elementos mais o espírito, mas também de afirmar que ele governa a si, ao mundo e, quiçá, o universo inteiro.
PALAVRAS-CHAVES DOS ARCANOS 5:
"QUINTESSÊNCIA"
"MICROCOSMO"
SINERGIA ARCANA
O Arcano Regente da matéria é o IMPERADOR (4), que somado ao potencial criativo infinito do MAGO (1), resulta em “cinco”, ou seja, o entrelaçamento dos elementos com o espírito, o que, esotericamente, vem a formar o arquétipo PONTÍFICE (5). Ora, o que é o Pontífice senão o homem material revestido do ofício de “re-ligar” (religião) a humanidade ao divino?
Um homem divino, perfeito, que nos serve de exemplo, foi o Mestre Jesus. E, a partir deste exemplo, toda a humanidade se torna passível de se divinizar. Cada homem, por si mesmo, pode desenvolver forças de ação (motivação, conhecimento e atitude) e integrá-las com o agente espiritual, tornando-se um homem melhor e, em vista do exemplo dado, um homem-deus. A perfeição tem início quando, no dia-a-dia de um indivíduo, torna-se indissolúvel a FUSÃO do seu ser com o entre Criador. A figura simbólica deste desenvolvimento é a Estrela de Salomão, o hexagrama representativo do MACROCOSMO.
Percebemos o homem-deus quando este se apropria adequadamente e manipula, com maestria, os elementos, por conseguinte espiritualizando-se, na medida em que faz avanços. De outro modo, a humanidade está perdida, porque além de não saber o que e nem como manipular os recursos de que dispõe, ainda poderá ser manipulada como uma massa de manobra ignorante.
Portanto, o “verdadeiro MICROCOSMO” é o homem quintessencial por excelência, é aquele que compreendeu que “é maior” do que as outras obras da criação, visto que tem consciência do seu espírito, que é a manifestação, em centelha, da energia mais forte e pura conhecida do Universo. E, com as devidas reservas, é prudente afirmar que o homem-pentagrama ainda não é um homem-hexagrama, mas também já não é mais um quadrado.
CINCO DE PAUS
Rótulo: "Sintonia"
Nome Cabalístico: "O Senhor da Luta"
(Saturno em Leão)
Sentido geral do Arcano: A “sintonia” é o elemento-chave para a melhor compreensão do mundo ao redor. A percepção das diversas realidades está aflorada, mas é necessário estabelecer a ligação (ou afinidade) com a espiritualidade. Sem “sintonia”, que é o princípio empático para serem compreendidos os fenômenos da vida, esta poderá vir a tornar-se um processo de contendas frequentes, que culminam em grandes cansaços. Logo, “perceber” o mundo em volta, antes de agir, é imprescindível.
Aspectos positivos: Clara percepção da realidade; Diligência; Senso de elevação; Reconstrução; Alcance dos objetivos materiais previstos, com esforço perseverante; Domínio sobre as “transações” da vida (finanças, trabalho, relacionamentos, contratos); Competição, sem maiores desgastes; Atividade profissional satisfatória; Obstáculos e conflitos superáveis; Melhora da autoestima; Boa sorte; Êxito (boas chances); Boa saúde; Melhora da saúde.
Aspectos negativos: Um conflito; Desentendimentos; Demora para alcançar os objetivos pessoais; Baixa energia e poder de realização; Fadiga; Limitações do poder criativo e da autoconfiança; Competição muito desgastante; Contradições; Complexidades; Autoritarismo; Fraude; Saúde: distúrbios nervosos.
CINCO DE ESPADAS
Rótulo: "Derrota"
(tal como preconiza o Tarot Thoth de A. Crowley)
Nome Cabalístico: "O Senhor da Derrota"
(Vênus em Aquário)
Sentido geral do Arcano: A intelectualidade (os atributos da razão) parece estar doente, não produzindo inteligência positiva ou assertiva; ou os fenômenos exteriores se mostram de tal maneira, a ponto de não serem encontradas soluções pelo indivíduo. A tendência à derrota é mais evidente do que à vitória.
Aspectos positivos: Fraquezas que imperam; Impulsos contraditórios; Pouco poder para derrotar inimigos; Pouca possibilidade de superação; Momento para lapidar o “ego” (aumentar a auto-estima, controlar as vaidades, amadurecer moralmente); É uma carta de conquista, entretanto o orgulho, a preguiça ou o desequilíbrio mental (ansiedade e nervosismo) devem ser controlados para que se evite uma derrota; Forte tendência à pobreza.
Aspectos negativos: Perda do autocontrole; Pensamento ambíguo (ou engano); Desperdício de tempo; Culpa; Dependência de opinião alheia; Fracassar por teimosia (ideia fixa); “Burrice”; Ansiedade; Adversários; Ser derrotado pelos inimigos; Possibilidade de ser roubado ou assaltado; Mal-entendidos; Maledicência (boatos, murmúrios, infâmia, desonra); Ódio; Calúnia; Covardia; Alguém indigno de confiança; Pessoa dissimulada (exterioriza benevolência, ocultamente trama); Exposição (negativa); Preocupação com a falta de dinheiro; Insatisfação com o trabalho; Falta de liberdade no trabalho; Antipatia entre chefe e subordinado; Projeto cancelado; Saúde “moral” comprometida, o que leva a outros problemas de saúde; Tendência suicida; Um assassinato; Um enterro.
CINCO DE COPAS
Rótulo: "Empatia"
Nome Cabalístico: "O Senhor da Perda do Prazer"
(Marte em Escorpião)
Sentido geral do Arcano: O termo empatia se aplica aqui corretamente. Em sentido geral, a empatia compreende os opostos “antipatia” e “simpatia” e, cada um destes dois fatores tem um espectro bem amplo de julgamentos. Segundo A. Crowley, trata-se de “amor”, mas com certos desapontamentos, não como era no ponto inicial do seu glamour.
Aspectos positivos: Harmonia relacional, mas com mais jeito de “amizade”; Um relacionamento que necessita ser reparado (desapontamentos no amor); Tendência à separação (divórcio); Manutenção da paz e da tranquilidade; Trabalho indo bem; Bons colegas de trabalho; Expectativas favoráveis; Novas alianças de afinidades; Reencontro com velhos amigos; Apoio de amigos; Descoberta de novos valores; Busca de elevação espiritual; Herança (legado ou sucessão); Saúde boa; Regeneração da saúde.
Aspectos negativos: Desgaste de um relacionamento (sem maiores prazeres); Iminente separação (rompimento/divórcio); Amizade que não se mostra verdadeira (perda de amizade); Amizades deselegantes (falta de compostura ou respeito); União ou sociedade positiva, mas com ingredientes de suspeitas ou inseguranças; Desapontamentos com união amorosa (parceiro não preenche os requisitos do coração); Tempo de partir para outro relacionamento amoroso; Mágoa (tristeza, desapontamento, perda sentimental); Reações temperamentais; Arrependimento; Imperfeições; Defeitos; Sensação de perda; Medo; Distanciamento de pessoas; Isolamento; Retorno à família (atenção de pai e mãe); Desequilíbrio orçamentário (o que se recebe não está em conformidade com a expectativa do ganho); Desânimo.
CINCO DE OUROS
Rótulo: "Precaução"
Nome Cabalístico: "O Senhor das Dificuldades Materiais"
(Mercúrio em Touro)
Sentido geral do Arcano: Esta carta, não importando o seu sentido, se positivo ou negativo, tem a sombra da contradição fazendo muita força para alterar uma realidade, vindo a causar relevantes preocupações.
Aspectos positivos: Perspectivas promissoras, mas duvidosas; Mudar uma tendência ruim; Busca de apoio humano ou soluções burocráticas para sair de dificuldade; Superação; Se sair bem em meio ao caos; Boa reputação; Finanças equilibradas; Investimentos com retornos positivos assegurados; Renome profissional; Algumas, mas poucas, possibilidades de ascensão profissional; Um amante; Amor livre; Saúde boa (ótima imunidade); Cura após doença.
Aspectos negativos: Dificuldades materiais (em se livrar de dificuldades, em geral); Ideia fixa que não gera progressos; Ameaças externas; Perda de emprego; Poder enfraquecido; Dificuldades financeiras; Privações financeiras; Dinheiro que se esvai rapidamente; Recursos insuficientes; Desperdício; Patrimônio que se deve proteger; Erros administrativos; Fracasso; Prejuízo; Empobrecimento; Desarmonia conjugal; Conflitos interpessoais, em geral; Possibilidade de penúria; Solidão.
REFERÊNCIAS
Luciano Kravetz (textos e artes dos Arcanos); Robert Wang; Sandra Scapin; Dion Fortune; Aleister Crowley; Anton Kielce; Nei Naiff; Pedro Camargo; Nicolas Conver; Julian M. White; Claudiney Prieto; Stuart R. Kaplan; Liz Dean; Numerologia da Instrução do C.M. do R.E.A.A.