SEIS
Na Numerologia Esotérica, o seis, tal como os outros números, também é uma consequência do seu correspondente anterior. O cinco nasceu de quatro; o seis nasceu do cinco, e assim sucessivamente.
O “seis” é denominado “ÁGUA-ÍGNEA”, pois compreende a fusão dos elementos água e fogo, resultando na vaporização do conjunto. E, a este fluído carregado de energias ativas, damos o nome de Signo de Salomão! Imagine! Que bela magia, o peso da água tornando-se leve, e que consegue elevar-se aos céus pelo intermédio da força ativa do fogo! Dois triângulos entrelaçados, um masculino-ativo, outro feminino-passivo, este que, tal como uma taça, recolhe o orvalho depositado pela umidade.
A partir do cinco nasceu o seis! Da “estrela flamejante” (o MICROCOSMO dos elementos mais o Espírito Original) nasceu a estrela do MACROCOSMO, um mundo bem maior e mais complexo, em toda a sua extensão infinita. A adição de mais uma ponta à estrela, tornando-a modelo exemplar da ressonância do conjunto material e espiritual quando estão unidos.
O Pentagrama (quintessência/microcosmo) e o Hexagrama (macrocosmo).
PALAVRAS-CHAVES DOS ARCANOS 6:
"MACROCOSMO"
"FUSÃO"
(daquilo que está em "cima" com o que está "embaixo")
Justificativa: O sexto Arcano Menor do Tarot é uma forma harmônica, proveniente da adição do “1” (energia criativa pura) ao MICROCOSMO, resultando em “6”. Observamos, antes deste ponto, que o microcosmo, ou seja, o Homem (5), em si mesmo, não representa “o Todo” da Criação, mas o compreende e está integrado a Ele. Agora é necessário amarrar mais forte as Colunas direita e esquerda da ÁRVORE DA VIDA, “o que está em cima” com “o que está embaixo”. Sendo assim, o “6” se manifesta no Homem pelo intermédio do espírito conciliador, e então percebe que, para prosseguir em sua jornada, não consegue mais fazê-la sozinho, isto porque necessita de outras pessoas, de outras estruturas formais, e também de energias que vem de fora da esfera terrestre. (Ref.: Luciano Kravetz – TAROT CURITIBA – depreendido de Sandra Scapin).
SEIS DE PAUS
Rótulo: "Vitória"
(tal como preconizado pelo Thoth Tarot, de A. Crowley)
Nome Cabalístico: "O Senhor da Vitória"
(Júpiter em Leão)
Sentido geral do Arcano: Não há maior vitória do que vencer a si mesmo, ou seja, conseguir o pleno equilíbrio quintessencial dada a penetração da invencível paz cósmica dentro do ser. O estado interior de guerra, por hora, está paralisado! O triângulo descendente do hexagrama macrocósmico refreia os impulsos destrutivos de se manifestarem com força total! (É um banho de água sobre o fogo ascendente). O contrário também pode se dar, de baixo para cima! “VITÓRIA”, enfim, não se trata do BEM ou do MAL serem vencedores nas suas disputas um contra o outro, mas sim, no poder “maior” de se poder paralisar essas forças monumentais! Equilíbrio inerte, estático.
Aspectos positivos: Carta bem cercada, vitória! Equilíbrio entre as instâncias material e espiritual; Segurança; Otimismo; Sorte; Sucesso; Expansão; Progressos (intelectual, espiritual, moral, promoções no trabalho); O resultado de esforços; Objetivos mais fáceis de serem conquistados; Conquistas em geral; Boas notícias; Bons prognósticos em assuntos legais; Boa fama; Reconhecimento no trabalho; Autoconfiança; Liderança; Ótimas habilidades de comunicação; Saúde boa.
Aspectos negativos: Carta mal cercada, ilusão! Equilíbrio um tanto quanto desarmônico das instâncias material e espiritual; Otimismo com cautela; Benefício superficial; Ganhos insuficientes; Resultado parcialmente eficaz; Maus que devem ser cortados “pela raiz”; Mal-entendidos; Desapontamentos; Gastos inesperados; Preocupações; Pouco reconhecimento no trabalho; Possibilidade de ser alvo de deslealdade no ambiente de trabalho; Lentidão nos negócios (por depender de outros); Insolência (orgulho por status alcançado); Saúde: imunidade um pouco baixa.
SEIS DE ESPADAS
Rótulo: "Ciência" (de estar ciente)
(o Tarot Thoth rotulou o Arcano do mesmo modo)
Nome Cabalístico:
"O Senhor do Sucesso Merecido"
(Mercúrio em Aquário)
Sentido geral do Arcano: Balanceamento perfeito do intelecto (os princípios pessoais) com outros não formulados de “per si”, exteriores.
Aspectos positivos: Senso de dignidade; Tentativas bem-sucedidas em meio a dificuldades; Esforço; Tranquilidade após as provações; Paz restaurada; Análise acurada de situações; Pensamento abrangente (integração dos pensamentos abstratos, analíticos, dedutivos, sintéticos e intuitivos); Visão de 360 graus (a partir de vários pontos de vista); Uso da inteligência para alcançar resultados; Sucesso obtido, mas com muita ansiedade; Obstáculos transponíveis; Viagem (por terra, mar ou ar); Longas viagens; Longas jornadas; Saúde: perfeito equilíbrio mental.
Aspectos negativos: Desarmonia entre os mundos material e espiritual; Dilema; Hesitação (atrasos forçados); Ideias não amadurecidas ou mal refletidas; Beco-sem-saída; Oportunidades duvidosas; Sentimento de culpa; Algo que deva ser confessado; Discussões; “Tempestade em copo d’água”; Antipatia; Inimizade; Crise financeira; Ambiente de trabalho ruim (conluios, panelinhas, “puxação de tapete”); Problemas com uma viagem; Segredo que não deveria ter sido revelado; Piora de uma situação ao tentar melhorá-la; Protelação; Prisão (sensação de estar “amarrado”); Saúde: indisposições, desânimo, cansaço mental, falta de fé.
SEIS DE COPAS
Rótulo: "Afeição"
Nome Cabalístico: "O Senhor do Prazer"
(Sol em Escorpião)
Sentido geral do Arcano: A taça está equilibrada, apresenta-se de modo elegante, mas não completamente cheia. Ainda há um caminho a ser trilhado para que a “felicidade plena” seja alcançada.
Aspectos positivos: Purificação; Recordação de bons momentos (nostalgia); Os benefícios da experiência ou da maturidade; Saudade; Conciliação; Harmonia nas relações; Carisma; Rompimento favorável de relações (separação oportuna, sem rusgas ou traumas); Abertura da mente e do coração; Renovação do “contrato” com o amor; Equilíbrio emocional; Livramento de traumas emocionais; Cooperação; Preocupação positiva com o futuro; Bem cercada, a carta anuncia desejos de mudança e transformação; Boa saúde.
Aspectos negativos: Sentimentalismo; Fuga nostálgica para o passado enquanto se deveria seguir em frente (voltar a viver a vida do passado); Expectativas que poderão falhar; Embates entre o “bem” e o “mal”; Algumas contrariedades afetivas (família ou amigos); Casamento no estado de “rotina”; Depósito de confiança em quem não devia; Relacionamentos interpessoais frágeis; Alguém pode estar se “aproveitando” do(a) consulente; Sentimento de insegurança no trabalho; Descontentamento com o trabalho; Sonhos; Lamentação; Fantasias eróticas; Saúde: amargura, melancolia, angústia, modesta depressão (que conduz à várias doenças físicas).
SEIS DE OUROS
Rótulo: "Êxito"
Nome Cabalístico: "O Senhor do Sucesso Material"
(Lua em Touro)
Sentido geral do Arcano: Harmonia material. Em termos astrológicos, a conjunção dos astros (ou das esferas cabalísticas no “mundo da manifestação”) conspiram para a boa sorte!
Aspectos positivos: Equilíbrio geral; Bem-estar; Harmonia com o mundo; Busca da perfeição; Mudanças bem estabelecidas; Generosidade sem esperar retribuições; Ajuda ao próximo (solidariedade, caridade, bondade, filantropia); União sólida; Valorização do potencial alheio; Meritocracia; Sucesso; Prosperidade dos negócios; Rede de colaboradores; Perspectivas transformadoras auto-sustentáveis; Recompensa; Prestígio; Carisma; Equilíbrio financeiro; Sorte; Agraciamento com presentes; Ótima saúde.
Aspectos negativos: Egoísmo; Inveja; Ciúme; Avareza; Ações mal intencionadas (por maldade); Obrigações não quitadas; Percalços financeiros; Patrimônio a ser protegido; Falta de dedicação; Falta de perspectivas pessoais; Escolha errada de amigos e amantes; Travamentos no ambiente de trabalho; Produção de resultados não esperados; Demasiada postura assistencialista quando cabível a solução auto-sustentável; Prestígio negociado; Falsas amizades; Saúde boa, mas com certa baixa de vitalidade (desânimo).
REFERÊNCIAS
L. Kravetz (textos e artes dos Arcanos); Robert Wang; Sandra Scapin; Dion Fortune; Aleister Crowley; Anton Kielce; Nei Naiff; Pedro Camargo; Nicolas Conver; Julian M. White; Claudiney Prieto; Stuart R. Kaplan; Liz Dean; Numerologia da Instrução do C.M. do R.E.A.A.