Entenda por que os Arcanos menores 2 são dúbios e até mesmo terríveis. Tarot Curitiba.

OS ARCANOS 2 SÃO MESMO TERRÍVEIS OU DUVIDOSOS?

 

Para quem considera com seriedade os estudos do Tarot, percebe nos Arcanos Menores de número "2" certas divergências entre as referências autorais. E, por que isto se dá, não sabemos ao certo; mas, todavia, ao empregarmos o método da pesquisa ampla começamos a compreender melhor a face da "dúvida" relacionada com estes arcanos.

 

Há uma clara dissociação entre os conteúdos teóricos do Tarot Clássico (mais difundido junto ao senso comum) e o Tarot Cabalístico (erudito); e, ainda outras diferenças, enquanto derivações instrumentais emanadas destas duas fontes primeiras de estudos (falamos das atuais abordagens que relacionam e transformam a tradicional linguagem do Tarot para fins terapêuticos, analíticos-psicológicos, bruxescos, etc).

 

Tudo o que percebemos nos nossos estudos comparativos sobre os Arcanos "2" não está errado; mas, ou está incompleto ou resumido demais, sendo apresentado como percepções limitadas dos autores. E, por isso, não há como considerar "completo" um autor de Tarot, o qual não joga com os diversos campos de conhecimento da Arte.

 

Os Arcanos "2", constatou-se nesta pesquisa, são terríveis ou duvidosos, assim como também são benéficos. Na verdade, são ambos. E tal interpretação se dá por segura, conforme as noções que devem ser sabidas pelo estudioso do Tarot. Eis algumas delas:

 

  • Considere o naipe da carta, mas, grosso modo, todos os arcanos "2" referem-se a junção ou separação de coisas. Sendo assim, "2 de Paus" pode ser fé ou dúvida; o "2 de Espadas" pode representar a união de duas pessoas que irão batalhar a vida, juntas, ou duas pessoas que se degladiam; o "2 de Copas" pode ser um encontro agradável ou duas pessoas com egos inflados; e, por fim, o "2 de Ouros" pode querer dizer de uma reunião de recursos financeiros ou uma ruptura que causa divisão de valores (falência, divórcio, perda de tempo);
  • Considere as cercanias (as outras cartas deitadas) em torno do "2";
  • Considere que os Arcanos "2" são as primeiras emanações dos ASES e, estando perto destes, sugerem uma compreensão menos material e mais abstrata;
  • Que o caminho subjetivo entre os pares "ÁS-DOIS", em todos os naipes, é trilhado pelo Arcano O LOUCO;
  • Que O LOUCO é o responsável por propiciar a dúvida quanto aos Arcanos "2" serem negativos ou positivos;
  • Que O LOUCO "não é" uma carta de certezas, portanto o seu comportamento não pode ser previsto, e sim somente pressentido, intuitivamente;
  •  Que, quanto mais perto do caminho d'O LOUCO uma carta estiver, mais análises no "plano mental" deverão ser feitas para a correta emissão de um parecer na jogada do Tarot.

 

 

Prof. Luciano Kravetz, M.

 

 

REFERÊNCIAS

KRAVETZ, Luciano - conteúdo depreendido de: 1. instruções contidas nos posts TAROT CURITIBA; 2. do Tarot Cabalístico (Golden Dawn); 3. instruções formais da Numerologia Maçônica (documentos confidenciais).