CARTAS INVERTIDAS
Considerações importantes
Ao embaralhar o Tarot é comum que se apresentem alguns Arcanos Maiores invertidos. O que isso pode significar? Em suma:
a) que devem ser lidos pelo seu aspecto “sombra”, negativo, simplesmente; ou
b) que devem ser analisados e “sentidos” a partir das cartas que estão encostadas nela e nas suas proximidades, ou
c) que devem ser considerados sob a mesma vibração das outras cartas, mas com o seu poder de constatação em fase de formação ou declínio.
Explicamos. Os cuidados com o arcano em questão sempre devem estar presentes, mas em nível muito mais leve, com muito menos vitalidade. É possível que a energia representada pela carta esteja se desenvolvendo ou ainda que já se encontre em fase de declínio, aproximando-se da sua extinção. Cartas invertidas querem dizer que estão com a energia em ponto muito baixo (WHITE, Julian M.).
Observe o exemplo da RODA invertida. Conforme a primeira possibilidade de leitura, significa pura e simplesmente azar, perda financeira, insucesso, problemas à frente, custos elevados, etc. Ou, em outra perspectiva, e isto sempre de acordo com o contexto geral da consulta, pode querer significar: período de má sorte que está se iniciando ou se encerrando; ganhos financeiros ocorrendo, porém menores do que outrora; custos que tendem a se elevar, etc.
A Roda da Fortuna, invertida.
ARCANOS MENORES INVERTIDOS
Perceba como se dá a inversão das cartas arcanas menores. Estas apresentam interpretações exclusivas, apenas de suporte, e a sua interpretação se processa de modo diferente dos Arcanos Maiores. Estes podem mudar completamente os seus significados quando invertidos, admitindo uma contradição (ex.: sorte-azar). Já os Menores, carregam energias que podem assumir noções POSITIVAS ou NEGATIVAS, nunca contrárias, conforme o contexto geral da leitura e da questão que está sendo tratada.
EXPLICAMOS: por exemplo, o número “3” sempre será “3”, pois não existe o contrário de “3”! Existe, sim, o contrário da RODA, que é o AZAR! O naipe de COPAS sempre será COPAS, pois não existe o contrário de COPAS! Portanto, “3 de COPAS” é simplesmente “3 de COPAS”. Vamos demonstrar: o “3 de COPAS” é a carta que, em sentido geral, refere-se ao AMOR; então, a escala que representa este AMOR vai de menos AMOR até mais AMOR. Se o “3 de COPAS” fosse um Arcano Maior poderia vir a assumir uma escala de oposição, que iria variar entre AMOR e ÓDIO. E é claro, entre o amor e o ódio existe a paixão, o romance, a amizade, a indiferença, o distanciamento, o rancor, a repugnância, até chegar ao ódio absoluto.
REFERÊNCIAS
Luciano Kravetz - TAROT CURITIBA (textos); WHITE, Julian M. O Tarot de Marselha. São Paulo: ISIS, 2014.