Aprender Tarot. Os Ases do Tarot.

ASES

“Do infinitamente sutil para o infinitamente espesso.”

 

A manifestação de Deus está em tudo, desde nas coisas mais “sutis” até nas mais “espessas”. Neste ponto, a sabedoria cabalística, que por sua vez também é a do Tarot, ganha corpo e delineamentos de grandeza. Este artigo vem trazer luz para os aprendizes da Arte sobre um conhecimento que, muito provavelmente, ainda é pouco conhecido. Observe a seguinte Lei:

 

As Energias Elementares vibram de quatro modos distintos.

 

a) A primeira, de alcance muito longínquo, espiritual, não pode ser palpável, de forma alguma. Remete ao elemento FOGO. Então, o Ás de Paus é o ás revestido do Fogo. Energia pura;

 

b) Outra energia, muito sutil e delicadamente sensível, remete ao elemento AR. Então, o Ás de Espadas é o ás revestido do Ar;

 

c) A terceira energia elementar, de característica materna e emocional e, do ponto de vista material, um pouco mais espessa do que o ar, flexível, é a ÁGUA. Então, o Ás de Copas é o ás revestido da Água;

 

d) Por fim, nos deparamos com a matéria grosseira, representada pelo elemento TERRA. Então, o Ás de Ouros é o ás revestido da Terra.

 

Logo, “de baixo para cima, vamos do grosseiro (homem) ao Grande Arcano (Deus). E, de cima para baixo, vamos do infinitamente sutil para o absolutamente espesso.” E, de modo cabalístico, dizemos que de cima para baixo temos o caminho do “raio” e, de baixo para cima, o caminho da serpente.”

 

Os Ases do Tarot estão posicionados no topo da Árvore da Vida.

Recorte da Árvore da Vida, representação elementar e condensada dos ensinamentos cabalísticos, indissociáveis da sabedoria contida nos Arcanos do Tarot.

 

TERMO-CHAVE DOS ARCANOS ASES:

 

"ENERGIA ELEMENTAR PURA"

(dos Elementos: Fogo, Ar, Água, Terra)

 

ÁS DE PAUS

Rótulo: "Big Bang"

O Ás de Paus é o agente fecundante de Deus, a grande centelha divina.

Energia primordial do elemento FOGO; É o princípio de todos os números do naipe de Paus; O agente fecundante universal; A Obra de Deus; Proteção espiritual; O poder criador (força, ímpeto, energia, vigor, fonte doadora da vida); O cetro sacerdotal; Energia sexual pura; Fluxo de vida multidirecional; Domínio; Virilidade; Fertilidade; A semente (potência); O sêmen; Pioneirismo; Liderança; Poder; Comando; Criatividade; Obstinação; Audácia; Impulsividade; Inovação; Iniciativa; Inspiração; Renovação; Rejuvenescimento; Renascimento; Trabalho com pleno emprego; No nível da matéria, uma força natural. Um tesouro moral (ex.: uma Lei; o Respeito); Cura assegurada; A melhor estratégia; A maior benção! (Quando este Arcano aparece invertido, quer dizer que a sua energia está em ponto vibracional mais baixo).

 

Cabalisticamente, o Ás de Paus voltado para cima invoca a Divina Energia Criativa; e, apontado para baixo é um símbolo de ausência de vontade ou impossibilidade de gerar coisas.

 

ÁS DE ESPADAS

Rótulo: "Justiça Divina"

O Ás de Espadas do Tarot revela a Justiça e a Misericórdia divina.

Energia primordial do elemento AR; É o princípio de todos os números do naipe de Espadas; O ÉTER do Cosmos; O gládio do soberano; A Filosofia; Iluminação; Esclarecimento; Força do Astral; Exame de consciência; Autocrítica; Autoanálise; Os dois gumes indicam justiça e punição (o ramo de oliveira e a folha de palmeira, respectivamente); Inteligência aguçada (pensamentos e intelecto); Poder de persuasão; O mais forte; Coragem; Topo hierárquico; Comando; Vanguarda; Dinamismo; Triunfo; Vitória; Proteção; Afirmação da justiça; Superação dos inimigos; Livramento de dificuldades; Justiça; Mudança de atitudes (estilo de vida, amizades, vocação, etc.); Ausência de dramas; Um tesouro intelectual (ex.: um livro inspirado; um guru); A melhor tática; O falo (ou relações sexuais); O pior castigo! (Quando este Arcano aparece invertido, quer dizer que a sua energia está em ponto vibracional mais baixo).

 

Na cartomancia, o Ás de Espadas voltado para cima invoca a Divina Coroa Espiritual; apontada para baixo invoca forças demoníacas, um símbolo do “maligno” (ou imposição forçosa de ideias).

 

ÁS DE COPAS

Rótulo: "Cálice Sagrado"

O Ás de Copas do Tarot se assemelha ao útero universal, onde a centelha divina depositou a sua semente.

O Santo Graal; Energia primordial do elemento ÁGUA; O útero universal; É o princípio de todos os números do naipe de CopasA Estética; Amor absoluto; Emoção pura; Fertilidade; O útero da mulher; Gravidez; Maternidade; Caridade; Amor ao próximo; Amor de pai e mãe; Abundância; Perfeição; Beleza; Desejos realizados; Prazer; Plenitude; Harmonia; Um tesouro sentimental (ex.: um filho; uma esposa; uma casa); O melhor conselho; A mais emocionante alegria! (Quando este Arcano aparece invertido, quer dizer que a sua energia está em ponto vibracional mais baixo).

 

Por outro lado, ao lançarmos um olhar cabalístico sobre a Taça invertida, ela pode querer sugerir que o seu conteúdo derramou e se perdeu. Um presságio ruim. Exemplos: fim de um casamento; uma forte depressão.

 

ÁS DE OUROS

Rótulo: "Cosmo (e Gaia)"

O Ás de Ouros do Tarot compreende a criação do universo e todas as coisas contidas nele.

Energia primordial do elemento TERRA; É o princípio de todos os números do naipe de Ouros; A Obra visível de Deus; O cosmo formado (e em formação); As Artes Puras; Incorporação plena das energias e virtudes da Natureza; Bem-aventurança; Prosperidade; Riqueza; Aumento de riqueza; O efeito da causa; Um tesouro material (ex.: posse territorial; herança; presentes inesperados); Solidez; Uma grande obra; Êxito; Abundância; A melhor prática; O nascimento de um filho; A mais importante conquista! (Quando este Arcano aparece invertido, quer dizer que a sua energia está em ponto vibracional mais baixo, mas não quer dizer, necessariamente, o contrário dos significados elencados – Tarot Clássico).

 

Cabalisticamente o Ás de Ouros voltado para cima sinaliza um grande êxito material; direcionado para baixo trata-se de um grande ideal, mas sem substância (sem materialidade).

 

 

REFERÊNCIAS

Luciano Kravetz  (artes dos Arcanos e textos); A Cabala Hermética; Robert Wang; Dion Fortune; Aleister Crowley; Nei Naiff; Nicolas Conver; Anton Kielce; Hajo Banzhaf; Pedro Camargo; Liz Dean; Stuart R. Kaplan; Julian M. White; Claudinei Prieto; Sandra Scapin; Instruções do Ritual do A.M. do R.E.A.A.