PLANOS MENTAL, ANÍMICO e FÍSICO do TAROT

 

BUDISMO

 

No Budismo encontramos a Teoria do Trikaya, a qual doutrina que o homem completo é constituído de três vestes, a saber: 1) o corpo no plano mental; 2) o corpo no plano da alma e 3) o corpo no plano material.

 

PLANO MENTAL – Dharmakaya: é a manifestação da verdade, em forma absoluta, ou seja, além da forma visível e da ideia cerebral. Corresponde à mente do Buda. É o local da Intuição, onde se pode tocar os conhecimentos divinos. Denominada também de "matéria sutil".

 

PLANO ANÍMICO – Sambhogakaya: é a manifestação da forma pura e perceptível aos grandes praticantes, adeptos. Representa todos as verdades que podem ser reconhecidas pela forma e pela ideia. Corresponde à fala do Buda (aquilo que é transmitido e plenamente compreendido). É o corpo de natureza psico-mental do homem, constituído pelo mental concreto e astral, a personalidade e a emoção.

 

PLANO FÍSICO – Nirmanakaya: é a manifestação do corpo físico, grosseiro. Compreende as experiências sensíveis que envolve os elementos (Terra, Ar, Fogo, Água).

 

A relação do Tarot com a espiritualidade. Tarot Curitiba. Estudos e cursos on-line.

Os monges budistas tentam compreender a mente de Buda, traduzindo-a em atitudes e comportamentos materiais.

 

EGITO ANTIGO

 

No Egito Antigo, os iniciados eram confrontados com vinte e dois símbolos que representavam os primeiros mistérios da ciência oculta. “Tratavam-se de princípios absolutos ou chaves universais que, aplicadas pela vontade, se transformavam na fonte de toda a sabedoria e de todo o poder.”

 

Conforme a orientação de um mestre que acompanhava o iniciado, cada um desses símbolos (Arcanos) exprimia um entendimento tríplice, com repercussão no mundo divino (mental), no mundo intelectual (anímico) e no mundo físico.

 

 

TAROT CABALÍSTICO

 

Na Cabala Mística, os Planos da Criação são quatro:

 

1 – Atziluth – infinitamente misterioso e espiritual, compreendido e acessado somente por Deus;

 

2 – Briah – que é o plano das emanações iniciais da força criadora de Deus;

 

3 – Yetzirah – que consiste no planos das formas que são constituídas como um projeto, ainda intangíveis, que irão emanar as formas palpáveis dentro do universo como conhecemos;

 

4 – Assiah – que é representativo do universo material, palpável.

 

Para efeitos do TAROT, excluindo-se o primeiro plano, que é de acesso exclusivo da Mente Criadora, podem ser acessados, a partir da Sabedoria e da Intuição, três dimensões possíveis. Em síntese, quando as cartas do Tarot são deitadas para propósito de sua leitura, os Arcanos estão transmitindo, de fato, lições a serem decodificadas pelas “antenas” da intuição e dos pressentimentos em três dimensões. Toda a jogada, junto ao consulente, pode estar relacionada às questões:

 

1) de ordem espiritual/mental (fé, crenças, motivação);

 

2) de ordem anímica/intelectual (organização dos pensamentos, personalidade, caráter, forças e limitações pessoais em todos os aspectos);

 

3) de ordem física/material (recursos disponíveis; oportunidades ou barreiras; trabalho; relacionamentos; saúde; finanças; bens; etc.).

 

 

REFERÊNCIAS

Trikaya (fontes diversas da internet); SCHURÉ, Eduard. Os grande iniciados: Hermes. São Paulo: Martin Claret, 1986; FORTUNE, Dion. A Cabala Mística; FIEDLER, Charles. Cabala prática; Luciano Kravetz (textos).