A FORMAÇÃO
A FILHA DOS PODEROSOS
A IMPERATRIZ
Arcano A Imperatriz. Fertilidade e processos criativos.
Arte: Luciano Kravetz.
A IMPERATRIZ do Tarot é percebida nas possibilidades de manifestação material das coisas. Quando apresentamos anteriormente a Papisa (Arcano II), anotamos que aquela é o Recipiendário da Criação e, quando agora se junta ao Fogo Primeiro – o Mago (Arcano I), gera o elemento ternário: a fertilização, a silenciosa gestação; é aquilo que poderá ser parido; aquilo que irá surgir da união de “dois”.
Observe o exemplo:
Note que a soma “semente” mais “terra” não dá como resultado uma “planta”, mas apenas a germinação! A planta é o resultado concreto, perfeito, do sucesso das condições primeiras para o seu estabelecimento. Queremos dizer com isso que o sentido finalístico de qualquer coisa (no exemplo, a planta) será determinado por um estágio à frente, o estágio da MATÉRIA, e este próximo estágio é regido pelo número “4”, campo do Conhecimento do Arcano IV – O Imperador.
Logo, explicando de modo desvelado:
(1) SEMENTE → (2) TERRA → (3) GERMINAÇÃO → (4) PLANTA
Ou ainda, em sentido pouco velado:
(1) O MAGO é o agente fecundante → (2) A PAPISA é o recipiendário → (3) A IMPERATRIZ é a formação → (4) O IMPERADOR é a materialização.
Em termos alegóricos (e cabalísticos), a IMPERATRIZ refere-se à união conjugal de Adão e Eva, a constituição da primeira família. E, em termos quase concretos se trata da junção de um ideal com os respectivos recursos necessários para se dar início à uma ação. É a fase pré-implementação de alguma coisa. Também é a manifestação do processo criativo.
Poder das ideias e da fecundidade universal, criatividade na forma e na matéria.
Rainha Elizabeth II.
No campo do entendimento abstrato, podemos reiterar que a Imperatriz contém os germes dos seus Arcanos predecessores – O Mago e A Papisa. Note que o primeiro Arcano do Tarot – O Mago, manifesta maestria ao manipular os elementos (recursos), mas é a Papisa que cumpre o papel de “depósitária”, a qual irá dar propósito material para os recursos do Mago. Por isso, afirmamos que o terceiro Arcano do Tarot, a encubadora, carrega as influências dos dois primeiros dentro de si. Veja esta outra analogia demonstrativa:
SIMBOLOGIA DO ARCANO
Na carta, veja ela segurando o seu cetro. Está segura de si, portanto governa. Ela afirma a sua posição indiscutível e inalienável, possuindo outorga divina para os seus atos, caracterizada pela coroa em sua cabeça. A sua cátedra (quando sentada) é o seu real apoio: a magia sagrada do mundo. O poder fecundo!
O cetro é o seu instrumento de poder mágico, sem o qual tal magia seria impotente. É formado de três partes: cruz, globo e bastão. A cruz, como se pode perceber nos detalhes das suas linhas, está enterrada no globo, e manifesta a imposição moral de Deus a partir da Lei de Cristo. Proveniente do Universo, esta Lei age em todos os sentidos, de norte a sul e circundando equatorialmente o globo, este que é o recipiendário, tal como uma taça, das bençãos da Luz Cósmica irradiada. Como anotação especial, definimos a Luz Cósmica como a magia universal, a Razão Criadora de todas as coisas do Universo, aquela que premeditou o Logos, que manifesta o Espírito Santo e toda a hierarquia celestial. O bastão na mão da Imperatriz significa o exercício do governo com base nos mais puros propósitos, com extrema segurança nos atos, resultado de uma autoconfiança inabalável.
Por fim, o escudo tem estampada a figura da águia, a qual indica que os ideais da Imperatriz alçam voos altos, não podendo serem deturpados por influências exteriores.
NUMEROLOGIA
A IMPERATRIZ, por representar o número 3, indica a COMBINAÇÃO DAS QUALIDADES de 1 e 2. É a manifestação da auto-expressão. Algo irá se materializar a partir do 3.
COMO INTERPRETAR A IMPERATRIZ
CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: A liderança feminina; Fertilidade; Fecundidade; O poder de gestação (tanto de ideias, que é o pensamento criativo, como de planos concretos, incluindo-se aqui o planejamento de se ter filhos); Trata-se de tudo o que pode ser concebido de modo abençoado e seguro, com mínimas incertezas; Abundância e riqueza; Uma guia amável, passiva.
CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.
FACE SOMBRIA: O lado negativo da IMPERATRIZ pode conduzir a comportamentos de infidelidade; Futilidade pelo incorreto aproveitamento de recursos produtivos; Má execução de projetos; Infertilidade; Filhos que não foram planejados; Ideias ruins; Também é possível perceber certo descaso com aquilo que possui - conquistas não valorizadas.
PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO
NO PLANO MENTAL: Poder equilibrado pela Sabedoria e Inteligência; Ensino, comunicação e manutenção da ordem; Penetração na matéria pelo conhecimento das coisas práticas; É um veículo ou transporte, no sentido de mediadora; Coordena e associa.
NO PLANO ANÍMICO: Ligação do microcosmo com o macrocosmo e vice-e-versa; Capacidade para penetrar na alma dos seres; Pensamento fecundo e criador. O senso de organização.
NO PLANO FÍSICO: Germinação; Simboliza uma alta hierarquia e todos os responsáveis pela execução de alguma coisa; Esperança; Equilíbrio; Renovação, melhora ou reforma de situações.
A IMPERATRIZ EM OUTROS DECKS
The Empress (Tarot Mucha).
The Empress (RWS Tarot).
REFERÊNCIAS
Spanish Tarot (Ed. Fournier); Tarot Mucha (Ed. Lo Scarabeo); RWS Tarot (Ed. Lo Scarabeo); Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô (Ed. Paulinas); Pedro Camargo; Wilfried Houdouin; Faith Javane e Dusty Bunker; Hadés; Alberto Cousté; Robert Wang; Luciano Kravetz (textos).
Parque Tanguá.