O OCULTO NO ÍNTIMO
O REGENTE DO FLUXO E REFLUXO
A LUA
O subconsciente, quando vem à tona, pode revelar imagens monstruosas.
Arte: Luciano Kravetz.
(baseado em Marseille)
A obscuridade está presente para nos fazer tropeçar. Tudo, na escuridão, possui relevos incertos…
A Lua tem seu brilho, mas não resplandece como o Sol. Nos obriga a enxergar de soslaio os obstáculos à frente, porque não conseguimos ou não estamos preparados para vê-los diretamente.
Mas, do que se trata tal escuridão? Ela, na verdade, representa as armadilhas do inconsciente e do subconsciente, que podem afetar as decisões de um indivíduo. É a ação de presumir certezas quando o cenário não está absolutamente claro. É quando os pensamentos impuros se impõem dentro da razão. Configura o pessimismo. Ignorância. Intenção de machucar. É a constante afirmação da preguiça – o ato de protelar, em vez de fazer bem feito.
O lado positivo do Arcano A LUA do TAROT é a sugestão de um momento de meditação e silêncio. De modo geral, tem a sua utilidade quando se deve “dar um tempo” para si e deixar fluir a imaginação; se soltar, se permitir ficar um pouco desvairado – sem juízo – um tanto quanto lunático, mas de forma controlada. Recomendamos que, se alguém quiser “sair da caixa”, é importante realizar um exame profundo da alma, nas instâncias psicológicas que formam quem se é, indo sempre na direção de estar se re-encontrando em cada etapa da vida.
Cuidado com vícios, amizades improdutivas ou ruins, culto à luxúria; ou pensar, erroneamente, de que se é superior aos outros.
SIMBOLOGIA DO ARCANO
O que é a Lua senão o luminar presente na escuridão? Onde não está presente o Sol, predomina uma luz menor, ora instalada no subconsciente humano e vista muito de longe pelo inconsciente. A Lua remete à introspecção, ao ato de ter que olhar para dentro, lá no âmago, para buscar a compreensão de algum fenômeno exterior.
Dois cães, duas torres, duas plantas… O crustáceo na água (o lagostim) é um reflexo da Lua, um duplo deformado dela. E, o que tudo isso quer significar? No nosso entendimento intuitivo (TAROT CURITIBA), tal duplicidade possui efeito de “espelho”, aquele artefato comum e sempre presente ao nosso redor, o qual em raras ocasiões nos deparamos, estáticos, para perscrutar a própria persona. Enquanto o tempo passa, convivemos com uma percepção ilusória de que sempre estamos com o rosto jovem e o corpo em forma. Quando fitamos o espelho, olhando para o fundo dos nossos olhos, tentamos incessantemente reconhecer quem realmente somos. A impressão que dá é que sempre somos a mesma pessoa (por dentro da alma) apesar de a nossa aparência externa se modificar com o passar dos anos. A luz interior que alumia a alma é o Arcano A LUA! Nada está totalmente às claras. É noite constante dentro de nós. Esta é, e sempre será, a verdade da Carne.
Um canídeo é selvagem o outro é doméstico; uma torre é a segurança, a outra é aquela que desaba no Arcano XVI; a Lua é a razão, o seu reflexo (lagostim) é o subconsciente que deseja vir à tona; a luz do luar nos faz pouco enxergar…
A Lua revelando as águas do subconsciente.
NUMEROLOGIA
O Arcano XVIII representa o estado sonambúlico, dormindo, porém em atividade. Faz correspondência com os Arcanos menores de número "9", aqueles que fundamentam, de modo lunar, as experiências humanas, regendo as marés, os fluxos e refluxos da vida. A Lua também é ilusão pelas aparências ou vaidade.
Em Eclesiastes 1, está assim escrito:
… "E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.
Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.
Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.
Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim…; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.
E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor…"
COMO INTERPRETAR A LUA
CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: Momento de meditação e silêncio; Fluir da imaginação; Inspiração; Uma viagem de barco; Confiança na intuição; Sentir o mundo com mais “sensibilidade”; Penosa conquista da verdade; Trabalho extenuante, mas compulsório; Instrução aprendida com muita dor; Lucidez proveniente do âmago; Preferência pela sombra; Crepúsculo; Obscuridade (engano).
CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.
FACE SOMBRIA: Vício; Luxúria; Senso de grandeza (superioridade); Erros dos sentidos; Pensamentos sombrios; Planos malignos; Conluios imorais; Inimigos ocultos; Mentiras; Lembranças obsessivas e estéreis: interferências nefastas do passado que afetam o estado de equilíbrio psicológico; Suposições falsas; Influências negativas de familiares ou do ambiente social; Chantagem ou ameaça; Segredos que vem a público; Sonhos ou ilusões materiais que retardam a emancipação do indivíduo; Ciúme; Comportamento neurótico (desordens no sistema nervoso); Hipocondria; Excesso de materialismo; Depressão; Viuvez; Águas paradas (estragadas, podres, sujas ou esgotos).
PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO
NO PLANO MENTAL: Abismos da Sabedoria Infinita (Daat da Cabala); O Caos latente no Universo; Superficialidade (o olhar no espelho trata-se de um reflexo, não de uma verdade); Miragens.
NO PLANO ANÍMICO: Trevas que envolvem o indivíduo que se submete aos instintos; Sentimentos conturbados, passionais; Ideias fantásticas; o inconsciente; o subconsciente;
NO PLANO FÍSICO: Obscurecimento total ou parcial (sombras); Decepções; Estado de consciência agitado; Inimigos ocultos; As águas (lagos, rios, mares, torneiras); O metal prata; Fecundidade ou possível gestação.
A LUA EM OUTROS DECKS
A Lua do Tarot Illuminati.
The Moon do RWS Tarot.
REFERÊNCIAS
L. Kravetz (textos); Tarot Illuminati (Ed. Madras); RWS Tarot (Ed. Lo Scarabeo); Pedro Camargo; Oswald Wirth; Faith Javane & Dusty Bunker; Tarô Adivinhatório (Ed. Pensamento); Hadés; Alberto Cousté; Giovanni Sciuto; Robert Wang; Bíblia Sagrada; Spanish Tarot (Ed. Fournier, Espanha).
Parque São Lourenço (roda d'água).