A IGREJA OCULTA

A PRINCESA DA ESTRELA DE PRATA

A PAPISA

Arcano A Papisa. Ela é a detentora da Lei Universal.

Arte: Luciano Kravetz.

O Arcano II, A PAPISA (ou A Alta Sacerdotisa) manifesta grande capacidade de intuição.

 

Ela reconhece que o ato de “saber” deve vir antes do ato de “fazer”. Sempre estudando, incansavelmente, é guardiã dos mistérios mais profundos, escondendo o Conhecimento Divino por meio de véus que os iniciados (estudantes) devem ir descobrindo aos poucos, à medida que vão obtendo discernimento dos conhecimentos da Criação. Sendo o recipiendário da Sabedoria Divina, é o óvulo primordial que, ao ser fecundado pelo fogo da Vontade, irá gerar a matéria. Em suma, a Papisa refere-se a: conhecimento, vida, propósitos divinos e os segredos das bases universais formativas.

 

A PAPISA está ao lado dos indivíduos intelectuais, intuitivos, por vezes introspectivos, que pregam à prática dos valores essenciais, escapando das armadilhas do ego e das paixões desenfreadas. O lado negativo do indivíduo que está à sombra da PAPISA, se for o caso, é o de desenvolver a intolerância direcionada para os mais humildes e ignorantes, visto que estes não são tão “sabedores” das coisas.

 

Quando um livro é aberto, o disfarce da ignorância começa a ser desfeito.

No seu lugar, as vestes do conhecimento vão se ajeitando.

Um conhecimento sabido é um véu retirado.

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

Perceba que atrás dela há um grande véu sobre dois pilares, escondendo algo, e nas suas mãos há um livro aberto. Você pode imaginar alguma relação entre esses eventos? Claro que sim. Porque à medida que vamos adquirindo conhecimentos os véus da ignorância vão se soltando. A PAPISA é detentora dos segredos do Universo e, por conta disto, também detém os conhecimentos da Natureza. Veja bem, basta Deus, somente Ele, para ser depositário do Conhecimento Universal; mas a Papisa é uma espécie de agente concessionário desse conhecimento, é alguém que faz a intermediação dos mistérios divinos, tornando-os acessíveis para os homens.

 

Vamos estabelecer agora uma noção filosófica sobre o assunto. Permita-nos expor do seguinte modo: tudo o que aconteceu na história da humanidade será perdido se não for registrado de alguma forma. Um exemplo são as coisas de Deus que, se porventura, não estivessem registradas na Bíblia, hoje seriam meras especulações verbais. Portanto, como analogia ao exemplo dado, a PAPISA é a representação do Conhecimento Universal, tanto o sagrado como o material, que pode ser acessado, se assim as pessoas o quiserem. Os véus são representativos da ignorância ou das dificuldades que as pessoas tem para apreender os significados dessas instruções. Nesse sentido, “desvelar” quer dizer que:

 

1. algo foi objeto de estudo;

2. compreendido, e

3. alcançou iluminação intuitiva!

 

“Não raro, nos quadros da Anunciação, a Virgem Maria se apresenta com um livro aberto” (o livro dos Profetas, que lhe prediz o seu destino como portadora do Divino Infante – in Sallie Nichols).

A anunciação de Gabriel à Maria.

"A Anunciação", de Leonardo da Vinci.

(1472 - 1475)

 

NUMEROLOGIA

 

A PAPISA representa o número 2, que significa o “par” ou a “dualidade”. É o PRINCÍPIO FEMININO – “Yin”, que procura a união de duas unidades distintas. Procura equilibrar (ou sintetizar) duas forças opostas.

 

COMO INTERPRETAR A PAPISA

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: Aponta para valores essenciais; O melhor senso; A sabedoria discreta; Sabedoria Oculta; Conhecimento secretos; Guardiã de informações valiosas; Os estudos; Fecundidade; Uma mulher inteligente; Carta benéfica; Coisa enraizada.

 

CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.

 

FACE SOMBRIA: Falta ou distorção do discernimento; Desvalorização ou falta dos estudos; Presunção sem o devido conhecimento; Ignorância do “achismo”; Falta de zelo com informações sigilosas.

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

NO PLANO MENTAL: A Ciência; Guardiã das Chaves Sagradas; Segredos; Mistérios; O Ocultismo; Consciência Superior; Indica fecundidade universal; Riqueza de ideias; Responde a problemas concretos (pela via da oração, da súplica). Milagres. Pureza virginal, sem máculas. A Igreja Oculta. O espírito de Nossa Senhora, Mãe de Deus. O espírito de Ísis. A mãe das águas!

 

NO PLANO ANÍMICO: As Grandes Ciências; Percepção de coisas “invisíveis”; Algo que pode assegurar fecundidade ou renascimento; Amistosidade; Conhecimento amplo, tácito. Sabe quando falar ou calar. Amor de mãe. Sensação de afeto e carinho.

 

NO PLANO FÍSICO: O conhecimento prático; Um livro; Uma faculdade; Revelação de coisas ocultas; Segurança do triunfo (sobre o mal também); A figura da mãe na família tradicional; Boa saúde.

 

A PAPISA EM OUTROS DECKS

The High Priestess (Golden Tarot, U.S. Games).

The High Priestess (RWS Tarot, Lo Scarabeo).

 

REFERÊNCIAS

Spanish Tarot (Ed. Fournier); The Golden Tarot (Ed. U.S. Games); RWS Tarot (Ed. Lo Scarabeo); Arcano A Papisa (arte de Luciano Kravetz); Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Pedro Camargo; Sallie Nichols; Hadés; Faith Javane e Dusty Bunker; Alberto Cousté; Robert Wang; Luciano Kravetz (textos).

 

O museu do olho em Curitiba.

Museu Oscar Niemeyer

(museu do "olho").