O ENCONTRO COM O DESTINO

O SENHOR DAS FORÇAS DA VIDA

A RODA DA FORTUNA

A Roda, os altos e baixos da vida.

Arte: Luciano Kravetz.

(baseado em Marseille)

A RODA DA FORTUNA, no sentido de SORTE, DESTINO… Por isso, o que se diz dela, a Roda da Sorte, a Roda do Destino.

 

Este Arcano está relacionado com a ideia de ciclo, um pêndulo! Pode representar um momento bom ou  ruim na vida de uma pessoa. Note-se que a simbologia arcana representa o ponto máximo da realização individual (a esfinge no topo da roda). E, o que será que virá depois? Dificuldades? Talvez…

 

A carta, em suma, representa o eterno movimento das coisas. “O que é hoje, pode não ser amanhã”, e assim sucessivamente. Pode significar vitória ou fracasso, dependendo do contexto geral da leitura que está sendo feita sobre o Tarot.

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

A RODA DA FORTUNA, em seu contexto geral, apresenta três seres atrelados à uma roda. O fundo é branco, neutro, pois não se sabe sobre o dia de amanhã, trata-se das páginas que ainda estão por serem escritas na vida das pessoas. Note que a roda não se move, mas apresenta uma alavanca que lhe propicia o giro pelo intermédio de uma mão invisível, isto com efeito de posicionar um dos três entes lá no topo da roda.

 

Estudiosos do Tarot especulam que a figura à direita, de perspectiva ascendente, pode se tratar de Anúbis, deus egípcio com cara de cachorro, o qual pesava a alma (coração) dos mortos em contrapeso à uma pena (se o coração fosse mais leve do que a pena a alma estaria salva); o animal à esquerda poderia ser Tífon (o Diabo), o deus da destruição e da desintegração (perceba que o seu sentido é negativo, pois desce).

 

A criatura sobre a roda, de aparência insólita, exerce poder, pois governa com a coroa e com a espada, possui obviamente um nome que a define como Arcano, chama-se SorteFortuna e Destino. Está nua, pois o seu propósito é puro, não precisa se revestir de nada. As suas asas vermelhas de morcego parecem insinuar algo diabólico, tal como o poder furtivo de retirar as esperanças de boa sorte de alguém, em qualquer momento. Ela parece nos dizer: “a vida tem seus momentos, altos e baixos, mas eu estou aqui, de qualquer modo, governando o seu destino…” Alguns autores dizem se tratar de uma esfinge (um ser redentor), outros uma paródia à IMPERATRIZ, mas, independentemente do que seja, trataremos desses detalhes posteriormente.

 

O jogo da roleta faz o papel do Arcano A RODA. Uma vez movimentada, a estrela poderá brilhar. A roda sempre gira em favor de quem sabe melhor apostar. Deixar a roda girar livremente, pelas mãos do Destino, é apostar com a sorte. Movê-la com as próprias mãos é ser dono do próprio destino.

 

O eixo da roda (em alguns baralhos, em vermelho) indica a incerteza de onde ela irá parar caso seja movimentada; os raios apontam para as fatalidades, ou seja, nunca se sabe o que irá acontecer no futuro, mas quando ele vier se tornará de caráter imóvel,  e permanecerá assim até que surjam novas condições no contexto de vida da pessoa para que a roda tome movimento outra vez.

 

NUMEROLOGIA

 

O número X preconiza que tudo é transitório, que sempre devemos continuar buscando o aperfeiçoamento pessoal, sem orgulho e com justiça. Note, o "um" está justaposto ao "zero", e isto quer dizer que "o ganhar" está ao lado do "perder". O dez também diz de um fechamento de ciclo.

 

COMO INTERPRETAR A RODA

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: O espírito do destino; Vitória; Sucesso graças à prontidão de espírito; Aproveitamento de oportunidade; Oportunidade obtida ao acaso; Progresso para o merecedor; Mudança brusca e feliz da sorte; Iniciativa feliz; Desenlace; Ganho na loteria; Bom humor.

 

CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.

 

FACE SOMBRIA: Fracasso; Derrota merecida; Instabilidade; Equilíbrio precário no âmbito profissional; Altos e baixos que se alternam frequentemente; Vantagens que não duram muito; Mudança brusca de sorte, negativamente (curso interrompido); Imprevistos; Descuido; Especulação; Perda no jogo; Aventuras e riscos; Diminuição da sorte.

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

PLANO MENTAL: O "Destino"; O Caos e o Cosmos estabelecendo o equilíbrio universal. Espírito de iniciativa e absoluta previsão; Feliz inspiração; Lógica; Juízo equilibrado.

 

PLANO ANÍMICO: Necessidade de mudanças planejadas; Compreensão dos ciclos da vida (plenitude e quedas); Animação.

 

PLANO FÍSICO: Mudanças intermitentes, rápidas, moderadas ou lentas, para melhor (é a tendência) ou para pior; Transformação do quadro de vida; Evolução; Acontecimentos estáveis; Boa ou má sorte.

 

A RODA EM OUTROS DECKS

La Roue de Fortune, de Wirth.

A Roda da Fortuna do Tarô Universal de Waite.

 

REFERÊNCIAS

Spanish Tarot (Ed. Fournier); The Golden Wirth Tarot (Ed. Lo Scarabeo); O Tarô Universal de Waite (Ed. Isis); Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Hadés; Alberto Cousté; Giovanni Sciuto; Faith Javane e Dusty Bunker; Sallie Nichols; Ademir Barbosa Junior; Robert Wang; Luciano Kravetz (textos).

 

O memorial ucraniano, em Curitiba.

Memorial da imigração ucraniana.