A MODERAÇÃO E A FÉ
A PARTEIRA DA VIDA
A FILHA DOS RECONCILIADORES
A TEMPERANÇA
A TEMPERANÇA é um fator equilibrante. Trata-se de se manter reto diante das mais problemáticas situações, com o semblante calmo e empregando o uso da razão. Enquanto outros se desesperam, sempre há alguém para colocar ordem no caos, sugerir a calma e orientar os demais. Essa é a atitude de controle do temperamento positivo.
A temperança é uma das quatro virtudes cardeais, sendo as demais: a prudência, a justiça e a fortaleza.
Temperança é moderação. É o domínio da vontade sobre o instinto. Representa a fluidez e a flexibilidade necessária para que uma pessoa esteja adequada às circunstâncias. É uma figura conciliadora.
O pior aspecto do Arcano é a inércia, do ponto de vista negativo, que é não se mexer, ficar estático. Pode revelar uma atitude do tipo “ficar em cima do muro”, tal como não tomar posição alguma, nem contra, nem a favor.
SIMBOLOGIA DO ARCANO
Note a estrela (em outros baralhos clássicos uma flor) estampada na testa do Arcano da TEMPERANÇA. Aponta o local por onde ela canaliza os conhecimentos superiores. O balanceamento deste dom se dá pelo fato dos pés estarem no chão. Em suma, ela usa os atributos do intelecto superior (a estrela ou a flor; o chakra da "segunda visão") e os transmite para a realidade material, a terra. O Arcano A TEMPERANÇA, desenhado por TAROT CURITIBA, toca suavemente a água, em alusão ao sentido da “emoção”, atributo que sempre deve ser moderado, importantíssimo, para a manutenção do auto-controle.
A simbologia dos jarros confere à água a fluência dos sentidos espiritual e material que estão sempre se contrabalanceando como essências fundamentais. Apesar de opostas, produzem a energia prodigalizadora da vida (Nichols). Neste sentido, Paul Huson in The Devil’s Picture Book apud Nichols, comenta que: no Zodíaco do Egito Antigo, Aquário se identificava com Hapi, o deus do Nilo, que governava a vida a partir da sua influência sobre a espiritualidade e a agricultura.
A mescla das cores vermelho e azul nas vestes do Arcano quer dizer que a vida sempre será revestida de bons e maus momentos, mas, mesmo assim, sempre nos manteremos em pé.
A TEMPERANÇA é uma energia (espírito, ou até mesmo um anjo) de natureza mágica que liga o homem ao seu mundo arquetípico correspondente. Explicamos. É comum, quando alguém passa por dificuldades na vida, conforme algumas religiões, fazer súplicas a seres que lhe são similares em forma física, mas alados, os quais se caracterizam como anjos. Exemplo disso é o anjo de guarda pessoal. Tais seres, que ao nosso modo de ver existem, são extensões do nosso próprio conjunto espiritual que vem nos encontrar para efeito de nos acalentar quando estamos em apuros emocionais, ou que nos ajudam a prospectar soluções para os diversos problemas concretos da vida.
Uma forte indignação pode ser moderada, e até mesmo transformada, ao ser substituída por uma outra qualidade de moral superior, tal como o perdão.
NUMEROLOGIA
O Arcano XIIII é a representação da calma e a constância diante dos reveses (resiliência).
COMO INTERPRETAR A TEMPERANÇA
CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: O espírito do autodomínio; Tolerância; Sociabilidade; Manutenção da calma em qualquer situação; Constância de atitude superior; Moderação; Um ponto de equilíbrio entre contrários; Equilíbrio entre o espiritual e o material; Domínio da vontade sobre o instinto; Flexibilidade; Passagem de um estado a outro (ex.: triste para feliz; perdoar, etc.); Serenidade; Paz de espírito; Conciliação (com amigos, parentes, família); Boa vontade com os outros; Parcimônia com as finanças pessoais; Férias (ir de um lugar para outro; viagem).
CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.
FACE SOMBRIA: Comodismo; Humor irregular; Discórdia (as coisas não fluem naturalmente); Submissão à modismos. Preconceito; Inércia negativa ou indiferença (ficar em cima do muro); Conversão errônea (religiosa, ideológica, relacional ou política); Reconversão mal sucedida; Passar do estado positivo para o negativo (ex.: feliz para triste; guardar rancor, etc.); Consequências ruins de mudanças que deveriam ter sido implementadas; Oposições fortes; Má vontade com os outros; Comportamento perdulário; Divórcio por razões fúteis; Doença que vem e vai (crônica).
PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO
NO PLANO MENTAL: A Alquimia; O movimento perpétuo da vida no Universo; Possibilidade para o surgimento de soluções novas; Adaptação às circunstâncias; Espírito de conciliação; Ordem no Caos.
NO PLANO ANÍMICO: Encontro do equilíbrio entre os contrários; A moderação intelectual; Combinação das ideias que criam a vida moral; Arcano da Iniciação (estabelece a comunicação com os planos superiores); Relacionamento com pessoas por afinidades funcionais e empáticas.
NO PLANO FÍSICO: Comportamento moderado; A combinação das forças da Natureza; Ir de um lugar (ou condição) para outro; Necessidade de tratar enfermidade difícil de curar, que se alimenta de si mesma (doença crônica, autoimune); Perseverança; Teste de integridade das pessoas; Testar a paciência.
A TEMPERANÇA EM OUTROS DECKS
REFERÊNCIAS
L. Kravetz (textos); Tarot Mucha (Ed. Lo Scarabeo); Tarot Español (Ed. Fournier); Oswald Wirth; Tarô Adivinhatório (Ed. Pensamento); Alberto Cousté; Hadés; Julian M. White; Giovanni Sciuto; Pedro Camargo; Ademir Barbosa Júnior; Faith Javane & Dusty Bunker; Sallie Nichols; Robert Wang.
Teatro Guaíra.