Aprenda os significados dos Arcanos menores de número 4.

QUATRO

PALAVRA-CHAVE DOS ARCANOS 4:

 

"ESTABILIDADE"

 

Justificativa: O quarto Arcano Menor do Tarot dá indícios de um processo de estruturação. É, de fato, coisa manifestada ou estabilizada. Mas, não somente no sentido de ser coisa palpável, pois pode referir-se a qualquer resultado alcançado pelo espírito construtivo. Somando com outra visão, na realidade maçônica, trata-se do aprimoramento da pedra bruta, a qual sofre refinamentos, ficando polida, talvez para propósito da sua melhor serventia, que é a de ser pedra angular do edifício humano. O número "4" significa estabilidade, que não é o mesmo que dizer "prosperidade". Tudo está bem, mas há espaço para melhorias. (Ref.: Luciano Kravetz – TAROT CURITIBA – depreendido de: Sandra Scapin; e da Doutrina Maçônica).

 

A partir da perspectiva esotérica, a ilustração mais notável do número "4" se dá no Tetragrama Hebraico Divino, o qual dá pistas para o nome inefável de Deus. Por mera curiosidade, em termos cabalísticos, a pronúncia das quatro consoantes do nome de Deus, IOD – HE – VAV – HE, parece sugerir a expressão: “Adão e Eva”. Mas aqui, adentramos no recinto oculto, o qual apenas os mais diletos iniciados poderão ter acesso! Se, neste ponto, você ficou com “água na boca…” e gostaria de saber mais, então deu para sentir, direto no coração, a verdadeira essência do que é ser um buscador.

 

QUATRO DE PAUS

Rótulo: "Otimismo"

 

Nome Cabalístico: "O Senhor do Trabalho Perfeito"

(Vênus em Áries)

O 4 de Paus do Tarot é excelente Arcano. Veja os porquês.

Sentido geral do Arcano: O 4 de Paus anuncia a “ordem” (organização) dentro da criação.

 

Aspectos positivos: Otimismo; Estado de espera; Estabilização nos campos material e profissional; Boa gestão; Os frutos do trabalho; Oportunidades em potencial; Ciclo que chega ao fim e abre perspectivas para novos e bons horizontes; Conclusão bem-sucedida; Prosperidade; Colheita proveitosa (rural); Vida no campo; Círculos sociais efetivos; Festejos; Harmonia no lar; Descanso merecido; Consolidação das coisas da vida (trabalho, saúde, família, amigos); Saúde estabilizada (imunidade para combater doenças).

 

Aspectos negativos: Otimismo, mas bem conservador; Realizações e felicidade ainda incompleta; Necessidade de manter o foco para aproveitar possibilidades; Atitudes inflexíveis que retardam o progresso; Decepção com funcionários.

 

QUATRO DE ESPADAS

Rótulo: "Instrospecção"

 

Nome Cabalístico: "O Senhor do Descanso Após a Luta"

(Júpiter em Libra)

O 4 de Espadas do Tarot indica paz mental e um nível de consciência superior. Saiba mais sobre este Arcano.

Sentido geral do Arcano: O balanceamento das ideias determina boas tomadas de decisões. Mas, muito rigor intelectual pode conduzir à excessiva internalização das ideias, imobilizando-as, a ponto de não se materializarem. O excesso de meditação, ou mesmo fugas da realidade, podem gerar um descompasso entre indivíduo e realidade exterior.

 

Aspectos positivos: Equilíbrio; Pensamentos equilibrados, mas com preocupações que drenam a vitalidade; Uso coerente da razão; Inteligência; Encontro de saídas para os problemas; Luta com resultado triunfante; A carta assinala o fim de um conflito; Restauração de estado mental; Calma; Sossego; Desejo de ficar só; Introspecção positiva (meditação); “Dar um tempo” (exílio, reclusão, retirada); Facilidade da “leitura” de si mesmo, quando em silêncio; Paz dentro do lar; Plena capacidade de resolver problemas (nos diversos ambientes: lar, trabalho, amigos, disputas, litígios, etc.); Segurança patrimonial ou residencial; Recuperação de problema de saúde; Vitalidade.

 

Aspectos negativos: Adiamento; Ficar muito tempo retirado pode prejudicar o acompanhamento das realidades; Precaução contra perda de status ou segurança; Prenúncio de desconfiança e embate pessoal; Momento de evitar discussões familiares; Doenças menores; Possível ida ao médico ou hospital; Tendência à esquizofrenia (pensamento e ação dissociados); Túmulo (boca fechada, ficar calado); Túmulo (cemitério).

 

QUATRO DE COPAS

Rótulo: "Rotina"

 

Nome Cabalístico: "O Senhor do Prazer Harmonizado"

(Lua em Câncer)

O 4 de Copas do Tarot sugere rotina conjugal. Entenda mais sobre amor consolidado nas mensagens dos Arcanos.

Sentido geral do Arcano: A questão afetiva está bem “centrada”; apesar disso, não há esforços maiores para serem desenvolvidos afetos mais profundos (demonstrações de carinho, entrega e valorização dos outros). A questão conjugal e as amizades se dão como se fossem algo rotineiro, banal. A frequência dos encontros amorosos e amistosos tomam forma de “lugar comum”, tal como se uma deliciosa refeição se tornasse simples e repetitiva, sem o sabor de outrora.

 

Aspectos positivos: Todos os “quatro”, por serem quadrados, prenunciam a estabilidade, inclusive quanto aos sentimentos; Vida afetiva em paz, mas com rotinas bem marcadas; Monotonia no relacionamento; Tempo de aquecer a relação; Confiança (em si e nos outros); Tranquilidade, por conta de segurança financeira; Relações amistosas com outras pessoas e colegas de trabalho; Novos amigos; Caminhos abertos para o desenvolvimento social e profissional; Boa saúde.

 

Aspectos negativos: Período estacionário na vida do indivíduo; Estagnação/inércia da atitude emocional (a inteligência emocional necessita ser aprimorada); Amor limitado ao “amor físico”, apenas (ressentimento); O presente ainda está ligado ao passado (necessidade de se atear fogo na ponte que liga a pessoa ao seu passado); Solidão; Muitas cartas de Copas na tirada revelam o vício do álcool; Apatia (a pessoa não busca por novidades, ideais ou o desenvolvimento de novos valores); Depressão; Tendência suicida.

 

QUATRO DE OUROS

Rótulo: "Ordem"

 

Nome Cabalístico: "O Senhor do Poder Temporal"

(Sol em Capricórnio)

Para o Tarot, o 4 de Ouros é estabilidade material, mas ainda não ideal. Aprenda Tarot conosco.

Sentido geral do Arcano: Todas as coisas estão nos seus devidos lugares. Está tudo em ordem! Expectativas racionalizadas, receios contidos. Se manifestam devaneios, no sentido de “pensar que se tem mais poder do que realmente se tem”.

 

Aspectos positivos: Ordem; A razão domina os atos; Estabilidade material; Segurança financeira; Confiança; A vida, apesar de estar boa, tem muito ainda para ser vivida! Caminhos abertos para a prosperidade; Ótima convivência com amigos; Tendência à manutenção e à elevação da riqueza; Expansão comercial; Investimentos; Caminhos abertos para promoções no trabalho; Ganho de um presente; Saúde ótima; Longevidade.

 

Aspectos negativos: Ausência de desenvolvimento; Limitações; Rigidez de pensamento (tal como, e de modo enganoso, se a forma como se pensa fosse a mais ideal); Pessoa sovina e avarenta; Egoísmo; Ganância; Atitudes de ambição; Incapacidade de compartilhar; Alguns contratempos materiais; Tendência ao esbanjamento; Prenúncio perdulário; Dificuldades nos negócios.

Um QUATRO DE OUROS é um forte presságio de “nascimento” de uma criança! Cabalisticamente, na Árvore, toda a manifestação física se dá no número quatro, no plano da Terra (Chesed em Asiah). Esta criança vem a se tornar o “sol central” dos seus pais!

 

 

REFERÊNCIAS

Luciano Kravetz (textos e artes dos Arcanos); Robert Wang; Sandra Scapin; Aleister Crowley; Anton Kielce; Nei Naiff; Pedro Camargo; Nicolas Conver; Julian M. White; Claudiney Prieto; Stuart R. Kaplan; Liz Dean; Numerologia da Instrução do C.M. do R.E.A.A.