OITO
Na Numerologia Esotérica, o oito possui uma essência reguladora, pois necessita manter o equilíbrio das coisas ou insiste em que tal seja conquistado. O próprio desenho do número oito aponta para esses propósitos, pois pode se apresentar como um quadrado sobre o outro (estabilidade) ou como um triângulo sobre outro, que se encontram em dois vértices (busca do equilíbrio). O número oito favorece o raciocínio lúcido, coordenando as ideias de um modo profundo, moderando as paixões, a fim de que elas não possam perturbar a necessária serenidade da reflexão.
Como emblema solar, o número oito é representado por duas cruzes, uma na vertical e outra oblíqua, formando oito raios luminosos, sendo, ou querendo prospectar, coesão construtiva e fonte de solidez da Grande Obra (em cima) e da obra do homem (embaixo).
Três formas de representação do número 8: equilibrado; buscando equilibrar-se; octoada solar. Repare que cada uma das figuras possui oito ângulos.
PALAVRA-CHAVE DOS ARCANOS 8:
"EQUILÍBRIO"
Justificativa: O número oito deve dominar os processos da vontade e da conseguinte expressão (ação) pelo intermédio do intelecto. É a base da coluna da FORÇA na Árvore da Vida. Em síntese, a razão deve poder administrar tudo, senão o “destino”, o acaso ou mesmo o caos terão vez, naturalmente! Na perspectiva do oito desenhado em formato de ampulheta se observa, no encontro dos vértices dos triângulos, o toque discreto do macrocosmo com o microcosmo, sugerindo a necessidade e a busca de um equilíbrio; já na imagem do quadrado-sobre-quadrado, depreende-se que as leis equilibrantes do universo são as mesmas que devem ser adotadas no mundo material humano. (Refs.: Luciano Kravetz – com base em Sandra Scapin).
OITO DE PAUS
Rótulo: "Fluência"
Nome Cabalístico: "O Senhor da Rapidez"
(Mercúrio em Sagitário)
Sentido geral do Arcano: Interdisciplinaridade e correlação. Energias que fluem rapidamente.
Aspectos positivos: Rapidez; Agilidade; Comunicação rápida; Oportunidades; Estratégias; Organização; Otimismo; Ideias; Grande atividade mental e física; Forte energia liberada para realizações; Projetos; Progresso; Compras; Equilíbrio afetivo (sensação do amor presente, no sentido espiritual e relacional humano); Senso de dever cumprido; Declaração de amor; Gosto por ambientes abertos.
Aspectos negativos: Agir de rompante! Otimismo diminuído; Dificuldade de separar o certo do errado, o verdadeiro do falso; Agir com demora; Sensação de incerteza ou preocupações; Discussão familiar no sentido de buscar ajustamento; Excesso de atividade; Muitas decisões a tomar; Decisões apressadas; Incapacidade ou dificuldade de atingir objetivos; Busca por ajustar e equilibrar finanças e trabalho; Tensão emocional; Insegurança geral; Impaciência; Ciúme; Não divide nada com ninguém (egoísmo e ganância); Fadiga.
OITO DE ESPADAS
Rótulo: "Gelo fino"
Nome Cabalístico: "O Senhor da Força Diminuída"
(Júpiter em Gêmeos)
Sentido geral do Arcano: Lapsos intelectuais, interferências acidentais e emprego de esforço inútil.
Aspectos positivos: Conhecimento de que se trata de um momento de crise instalada! Busca por harmonia interior; “Prevenir é melhor do que remediar”; Reunião de aparatos para autodefesa.
Aspectos negativos: Crise; Conflito; Insegurança; Frustração; Fracasso; Reprovações que geram desequilíbrio mental; Intelectualidade colocada à prova; Indivíduo tacanho; Confusão; Repressão; Condenação; Fraqueza; Impotência (não conseguir agir, dominação, prisão); Dificuldade em encontrar saídas para problemas; Dinheiro “curto”; Negócios indo mal; Inquietação; Crise existencial; Dúvidas profundas; Eventos e trabalhos imprevistos; Traição; Perda de prestígio; Dificuldades no trabalho; Confiança abalada junto dos amigos e colegas de trabalho; Perda de emprego; Saúde ruim; Imunidade baixa; Dor física e emocional; Doença; Depressão; Calamidade; Acidente; Fatalidade; Suicídio.
OITO DE COPAS
Rótulo: "Desleixo"
(tal como definido por A. Crowley)
Nome Cabalístico: "O Senhor da Renúncia ao Sucesso"
(Saturno em Peixes)
Sentido geral do Arcano: As coisas precisam se renovar! Rotina sobre rotina. O conteúdo da taça está velho.
Aspectos positivos: Júbilo; Alegria; Esmero; Capricho; Busca por resolver mal-entendidos; Busca por melhorar relacionamentos; Maturidade ou amadurecimento; Modéstia; Consciência da mudança de rumo (virar a página, dar a volta por cima, buscar novos horizontes, reciclar a vida); Retomada de status; Banquete.
Aspectos negativos: Sucesso abandonado (empreendimento com chances de sucesso à mercê de má gestão); Estagnação emocional; Desinteresse por tudo; Desleixo ou negligência em um relacionamento amoroso; Opressão; Desilusão; Ilusão; Impasse; Acanhamento; Tristeza (mágoas, conflitos amorosos, crises sentimentais, rejeição, escândalos); Separação (desequilíbrio e afastamento de duas pessoas); Em um relacionamento quer dizer “afundar-se na rotina”, de modo destrutivo (é duas vezes o QUATRO DE COPAS); Medo de magoar alguém; Receio em não cumprir com obrigações; Relacionamentos que não vão bem, em sentido geral (família, amigos, trabalho); Falta de energia e força para enfrentar os problemas da vida; Neuroses; Falta de gosto pela vida; Abandono de si mesmo; Saúde emocional debilitada.
OITO DE OUROS
Rótulo: "Prudência"
Nome Cabalístico: "O Senhor da Prudência"
(Sol em Virgem)
Sentido geral do Arcano: Inteligência aplicada a propósitos materiais, evitando todos os perigos.
Aspectos positivos: Harmonia; Prudência; Astúcia; Perícia; Autonomia; Necessidade de aumentar a perseverança; Entendimento dos limites pessoais; Tempo de investir no desenvolvimento pessoal; Busca ou garantia do equilíbrio material e financeiro; Transformação de dentro para fora; Descoberta de uma vocação ou talento pessoal; Retorno ao aprendizado (novos conhecimentos); Oportunidade; Reconhecimento de novos valores; Superação do orgulho; Novos caminhos abertos; Sorte; Reciclagem; Saúde boa (ou em recobrança).
Aspectos negativos: Necessidade de segurança; Necessidade de superação; Ambição frustrada ou falta dela; Instabilidade material e financeira; O lado profissional pode não estar indo bem; Vaidade; Presunção; Avareza; Usura; Hipocrisia; Egoísmo; Bajulação; Problemas nos negócios; Esbanjador (gasta mais do que ganha); Pequenas moléstias.
REFERÊNCIAS
Luciano Kravetz (textos e artes dos Arcanos); Robert Wang; Sandra Scapin; Dion Fortune; Aleister Crowley; Anton Kielce; Nei Naiff; Pedro Camargo; Nicolas Conver; Julian M. White; Claudiney Prieto; Stuart R. Kaplan; Liz Dean; Numerologia da Instrução do M.M. do R.E.A.A.