Arcanos formativos de número 3. Aprenda Tarot conosco. Tarot Curitiba.

ARCANOS FORMATIVOS DE NÚMERO 3

"Como o três foi formado"

 

A primeira esfera cabalística do Tarot (lá no alto da Árvore da Vida), a qual contém os ASES, é representada por um PONTO. Logo, este ponto liga-se à uma segunda esfera, formando uma LINHA. Esta, por sua vez, liga-se à terceira esfera que, por sua vez, logo conecta-se à primeira, formando um TRIÂNGULO: a primeira figura concreta formada pela junção de três linhas (as três potências divinas; o triângulo superno da Árvore - a Trindade dos Espíritos Primevos).

 

A semente potencial, ativa e masculina, da esfera dois ("eu"; iod) juntou-se à energia ativadora, passiva e feminina, da esfera três ("tu"; he). Esta junção dá configuração a uma matriz de manifestação (a qual chamamos de "ele"). Este ELE está sendo gestado e, após libertado do seu recipiendário formativo, irá se tornar a prova material, plenamente formada, daquilo que estava em formação (dentro do Útero Universal). Eis um resumo didático, contudo filosófico, sobre este estudo:

 

EU (= potência ativa masculina);

TU (= potência passiva feminina);

ELE (= indivíduo em formação, ainda no recinto escuro, sob os auspícios de Saturno);

NÓS (é igual a EU+TU+ELE, este último agora fora do recinto escuro, manifestado na forma de toda a humanidade e dos seus projetos realizados no mundo material).

 

Ao "três", se atribui SATURNO (um Saturno Universal). E, uma das cores representativas deste planeta alquímico é o negro (no nível criativo de Briah - COPAS, o recinto escuro uterino). Ora! Citando como exemplo a mágica da vida humana, é necessário, além do sêmen e do óvulo (potência ativa masculina + a passiva feminina), um lugar que sirva de recipiendário acolhedor à formação do novo ser: o útero, um lugar escuro (saturnino), silencioso, calmo e propício; porém, sujeito a problemas gestacionais.

 

 

LIÇÕES DA CABALA HERMÉTICA PARA O TAROT

 

É bom lembrar que, entre os Arcanos Menores "2" e "3", existe um caminho subjetivo, formativo, trilhado pela IMPERATRIZ. Por esta razão, sabemos que ela está grávida, visto que "transporta" a semente do ativo para o alojamento do passivo.

 

O 3 DE PAUS é a inteligência do FOGO, portanto é a inteligência de ordem espiritual, do próprio Deus, que engendrou os processos criativos ao Seu modo. É um "trabalho" em andamento. Trata-se, também, de tudo aquilo que a Ciência humana vem desvelando com o tempo.

 

O 3 DE COPAS é a inteligência da ÁGUA, portanto, no exemplo citado, trata-se da mágica da composição química e molecular do óvulo cósmico (ou da mulher), sem o qual, a semente não encontraria possibilidade de fertilizar-se. Também é o "amor" que acolhe, que protege e faz desenvolver a semente. É o útero já preparado para a concepção.

 

O 3 DE ESPADAS é um fator astral (o recinto escuro, uterino, em expansão, sujeito às leis do Cosmos ou a anarquia do Caos) que admite duas possibilidades: 1. a da consecução da gestação (formação); 2. o fracasso dela (a sabotagem ou deformação)! Lembre-se de que a figura d'O LOUCO está bem próxima e é pertencente ao triângulo superno da Criação. Por razões misteriosas, existe uma chance de o feto (ou um projeto) não se formar. O rótulo do Arcano 3 de Espadas no Tarot é "sabotagem".

 

O 3 DE OUROS é a inteligência da TERRA, portanto está relacionada com as condições propícias e saudáveis do ambiente onde o germe se desenvolve.

 

Então...

 

Quando sai o 3 DE PAUS na jogada do Tarot, é porque a energia que dará forma a um projeto está presente.

 

Quando sai o 3 DE COPAS na jogada, é porque o projeto está sendo recebido com amor, com sentimento, com cuidados adequados.

 

Quando sai o 3 DE ESPADAS, é porque o fator "erro", sabotador, deve ser considerado para que as devidas precauções sejam tomadas.

 

Quando sai o 3 DE OUROS, é porque o trabalho (gestação; ou negócio; ou um empreendimento) que está sendo realizado, no sentido formativo do projeto, está em vias de gerar resultados, com grandes chances de dar certo.

 

 

Prof. Luciano Kravetz, M.