AS RAINHAS
Apresentamos um resumo das RAINHAS, figuras importantes das Cartas da Corte do TAROT. Observe os exemplos de combinações de cartas com estes Arcanos.
PALAVRA-CHAVE DAS RAINHAS:
"SABEDORIA"
RAINHA DE PAUS
FOGO
A Teologia
"Crença e Idealismo" (Hajo Banzhaf)
O Arcano Rainha de Paus segura um cetro. Pode referir-se à um aconselhamento de ordem espiritual, pode ser o próprio consulente, o cônjuge, a mãe, amiga ou tia. Dentre as possibilidades na leitura da carta, é mais provável que seja uma figura de autoridade: um chefe, uma amiga, uma madre-superiora, uma mentora, uma empresária, enfim uma pessoa de alta posição moral ou social, e digna de confiança. A RAINHA DE PAUS é a personificação do êxito.
SENTIDO NEGATIVO: pessoa sem fé, ou que não se pode confiar.
Exemplo de tiragem: RAINHA DE PAUS + PAPISA = Madre Superiora.
A monja: configuração clássica da Rainha de Paus mais a Papisa.
RAINHA DE ESPADAS
AR
A Filosofia
"Pensamento e Iluminismo" (Hajo Banzhaf)
O Arcano Rainha de Espadas empunha com a mão direita uma espada. Pode ser a própria consulente, a mãe, o cônjuge ou outro parentesco de mais idade, geralmente uma figura de autoridade. A RAINHA DE ESPADAS é o arquétipo da imposição, firmeza e severidade. Idealista, é uma figura de autoridade com poder de decisão. As melhores e mais prováveis leituras para este Arcano é que venha a ser alguém da magistratura, uma militar de carreira, uma acadêmica, jurista, filósofa, diplomata, palestrante.
SENTIDO NEGATIVO: é bem comum que a Rainha de Espadas seja uma pessoa que provoque pelejas e discórdias familiares, a matrona encrenqueira, intrometida e cruel. Uma mulher de sabedoria, contudo melancólica ou cheia de remorsos. Figura da esterilidade.
Exemplo de tiragem: RAINHA DE ESPADAS + O CARRO = Uma chefe de Estado; uma diretora; uma juíza de Direito, etc.
Margareth Thatcher (uma Rainha de Espadas), primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990.
RAINHA DE COPAS
ÁGUA
A Metafísica
"Antepassados e Romantismo" (Hajo Banzhaf)
Indica melhorias nos planos profissional e econômico, em geral. Prenuncia questões emocionais com as pessoas as quais se mantém relacionamentos (amigos, esposo, irmãos). É uma agregadora familiar, pois gosta de reunir os parentes sob o seu teto. A RAINHA DE COPAS é o arquétipo da bondade, da empatia, da compaixão. É a personificação da correta intuição, da mediunidade, da sabedoria. Extremamente romântica, também é sonhadora. É uma amizade sincera ou a “queda nas graças” de uma pessoa poderosa, normalmente uma senhora. Para um consulente, pode indicar um relacionamento ou casamento com pessoa de alta posição; uma mulher amada, esposa, uma pessoa sensível. Profissionalmente pode ser uma médica (ou terapeuta), artista, musicista, parapsicóloga, cineasta. Pessoa muito amistosa, positiva e afetiva.
SENTIDO NEGATIVO: ciúmes e infidelidade.
Exemplo de tiragem: RAINHA DE COPAS + IMPERATRIZ = Uma futura vovó; uma beata.
Madre Teresa de Calcutá, uma Rainha de Copas.
RAINHA DE OUROS
TERRA
As Ciências
"Ação e Materialismo" (Hajo Banzhaf)
O Arcano Rainha de Ouros segura uma moeda. É a carta da seriedade, da responsabilidade, dos “pés no chão”. Pode ser o consulente, o cônjuge, a mãe ou uma amiga. É uma figura benéfica sobre os assuntos de natureza material. É uma pessoa com experiência de vida. Uma mulher rica. Fazendeira, banqueira, negociante, pessoa de prestígio profissional (alto escalão). Uma mulher realizadora, de soluções práticas.
SENTIDO NEGATIVO: a Rainha de Ouros pode se manifestar em um casamento por conveniência (forte desejo de segurança).
Exemplo de tiragem: RAINHA DE OUROS + O MAGO = Empreendedora de sucesso; facilitadora. Um nome a ser citado é Ruth Handler (inventora da boneca Barbie e fundadora da Mattel).
Elizabet II é uma Rainha de Ouros.
REFERÊNCIAS
Luciano Kravetz (textos e artes dos Arcanos); Hajo Banzhaf; O Tarô de Nicolas Conver (reedição ed. Pensamento); Julian M. White; Tarot adivinhatório (Ed. Pensamento); Liz Dean.