O ARCANO PESSOAL NAS CARTAS MENORES DO TAROT
É evidente que quem gosta do Tarot deseja aproximá-lo de si, para os efeitos do autoconhecimento e aperfeiçoamento da personalidade. E, por este motivo, surge uma pergunta: é possível associar o próprio signo com um dos arcanos do Tarot?
A resposta é sim. E muitos dos sistemas tarológicos fazem alusão a esta possibilidade.
Destacamos, aqui, a classificação da Aurora Dourada, a qual agrupou os arcanos menores dentro dos decanatos do Zodíaco, com exceção dos Ases e das cartas da corte. A fonte deste arranjo astrológico vem de Ptolomeu, no Egito antigo.
Vamos compreender, em breves palavras, o que é o Zodíaco e o que são os decanatos.
O Zodíaco é apenas um dos muitos retratos que representam o céu, e contém as estrelas correspondentes aos signos e os sete velhos planetas. Quando representado no papel, é um disco de 360 graus divididos em 36 seções de 10 graus cada, formando o que conhecemos por decanatos. E, cada um dos decanatos é representado por um arcano menor do Tarot. Sendo assim, com a data do aniversário de uma pessoa em mãos, é possível identificar qual é o seu signo astrológico e o decanato correspondente.
Aqui está a figura da roda astrológica que contém os arcanos pessoais dos decanatos dos signos e os planetas alquímicos correspondentes.
FONTE: WANG, Robert. O Tarô cabalístico: um manual de filosofia mística, p. 68. São Paulo: Pensamento, 1994.
Agora, a partir da sua data de nascimento, descubra o seu decanato e o arcano menor do Tarot correspondente. Estude bem a carta encontrada. Você irá descobrir que muito do seu potencial está contido nos conselhos do arcano.
Prof. Luciano Kravetz, Mestre.