O TRIUNFANTE

O SENHOR DO TRIUNFO DA LUZ

(A Filha dos Poderes da Água)

O CARRO

Arcano Maior "O Carro" do Tarot.

Arte: Luciano Kravetz

(baseado em Marseille)

Como bem escreveu Pedro Camargo, em Iniciação ao Tarô“os cavalos tendem a seguir em caminhos opostos, embora olhem para o mesmo lado… o condutor subjuga os poderes antagônicos e consegue conduzir o carro sem o auxílio das rédeas.”

 

No Tarot Clássico, esta carta simboliza a vitória e os frutos colhidos pelo bom desempenho.

 

A contrapartida negativa é a manifestação de orgulho, vaidade. E pode revelar as dificuldades ou até mesmo a incompetência em lidar com as situações cotidianas. Frustração e violência podem ser distorções observáveis.

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

Um jovem e vigoroso monarca revestido de armadura e insígnias reais, coroa e cetro, símbolos da equidade (retidão no modo de agir). Eis o Arcano do CARRO. Quem o jovem rei estaria representando? Ben Hur – um condenado a ser escravo, depois vitorioso; ou Alexandre “O Grande” – conquistador do mundo? Talvez Apolo no seu carro celeste? Preferimos sintetizar a questão afirmando que são esses os espíritos evocados neste Arcano. A figura de Alexandre parece ser óbvia. Mas, perguntamos, poderia um escravo pobre ser também a representação de um indivíduo de porte tão altivo? Ora, colegas estudiosos, sabemos que o que faz da pessoa um rei não são as suas insígnias, mas sim a legitimação do ente coletivo, a sociedade. Jesus era pobre, Gandhi também. E quantos pobres encontramos por aí que se tornaram grandes empreendedores. Saber conduzir a vida com força (Geburah) e inteligência (Binah), este é o caminho. Aproveitar as oportunidades. Este é o segredo.

 

Apolo (John Singer).

 

Simbolicamente, o CARRO tem poderes celestiais que fazem dele um carregador ideal para a jornada rumo à individuação (Nichols). O Arcano assinala o início de uma nova era, de perspectivas de conquistas de novos horizontes com base em segurança e autoconfiança.

 

As colunas atrás do rei, em azul, podem representar os fundamentos das aprendizagens passadas que dão condição para que o triunfante de armadura prossiga, sempre em frente. As colunas em primeiro plano, em vermelho, são os novos pilares que vão sendo construídos à medida que se avança e novos aprendizados são acumulados. Tudo isso recoberto por um manto que protege a nossa figura das intempéries da vida.

 

O parapeito do rei é amarelo (ou dourado) e isto significa que ele tem apoio na boa sorte. O caminho pelo qual o carro trilha também é dourado e fértil. O desenho de um sigilo (ou, por muitas vezes, as iniciais de um nome), à frente do carro, parece fazer referência ao monograma pessoal do rei,  mas pode se tratar simplesmente das iniciais do ilustrador desta lâmina do Tarot.

 

NUMEROLOGIA

 

O número VII indica que metas há muito tempo procuradas tendem a ser atingidas. Também denota dedicação a interesses filosóficos e metafísicos no tempo livre. Este número também se relaciona com as pessoas que costumam enxergar além. Espiritualidade elevada.

 

COMO INTERPRETAR O CARRO

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: Busca de uma direção; Mudar de direção conscientemente; Vitória; Triunfo; Progresso consciente; Sucesso; Situação social favorável; Domínio de si mesmo; Proteção de uma pessoa bem posicionada; Luta acompanhada de sucesso; Dinheiro; Um chefe; Uma personalidade política; Um idealista.

 

CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.

 

FACE SOMBRIA: Orgulho; Vaidade; Confiança excessiva em si próprio; Decisões erradas; Invasão de um território alheio; Direção que conduz ao fracasso; Derrota; Desejo de vingança; Perigo de acidente (viário ou de outro tipo).

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

NO PLANO MENTAL: O triunfo de Deus! Sensos de realização e conquista; Dominação (das coisas do Espírito sobre a Natureza); Um exército imbatível.

 

NO PLANO ANÍMICO: Missão da alma em decorrência de um “chamado”; Planos a serem colocados em movimento; Amor ao poder; o Sacerdócio; o Império; Afeto manifestado; Proteção.

 

NO PLANO FÍSICO: Conquista; Vitória; Amor; Altruísmo; Submissão da matéria à inteligência e ao trabalho; Proatividade; Boa saúde; Força física; Do ponto de vista econômico: movimentação de fundos (investimento ou gasto de dinheiro); Elogios e honrarias.

 

O CARRO EM OUTROS DECKS

El Carro do Tarot de Salvador Dali.

The Chariot do The Golden Tarot.

 

 

REFERÊNCIAS

Spanish Tarot (Ed. Fournier); Dalí Tarot Universal (Ed. Evergreen); The Golden Tarot (Ed. CICO Books); Robert Wang; Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Pedro Camargo; Sallie Nichols; Wilfried Houdouin; Faith Javane e Dusty Bunker; Ademir Barbosa Jr.; Giovanni Sciuto; Hadés; Alberto Cousté; Luciano Kravetz (textos).

 

Os pinhões caracterizam a cultura curitibana.

Comer pinhões no inverno.