O BUSCADOR

O PROFETA DO ETERNO E INFINITO

O EREMITA

Arcano Maior O Eremita.

Arte: Luciano Kravetz.

(baseado em Marseille)

O EREMITA procura por algo… Mas, ao mesmo tempo em que procura, também é portador da própria luz. Significa, então, que durante a sua busca já é capaz de prosseguir a jornada sozinho. Mas, não se engane, a luz que carrega é fraca e pode ofuscar a própria visão. Talvez ele busque a si mesmo (Banzhaf).

 

O significado desta lâmina refere-se a uma pessoa que está trilhando o seu caminho e que, por ventura, deve estar indo na direção certa, com clareza dos objetivos de vida que pretende alcançar. De modo antagônico, pode também revelar uma certa carência de certezas para que se possa trilhar os caminhos. (Observe a explicação na Simbologia).

 

Os pontos positivos desta personagem são: capacidade de reclusão e introspecção, ou seja, capacidade de refletir sozinho e tomar decisões sobre quais caminhos deverá trilhar. Revela maturidade e paciência.

 

Por outro lado, o EREMITA pode se apresentar como uma pessoa anti-social, por demais autossuficiente e, como reflexo disto, ser intolerante com as pessoas.

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

O EREMITA é o indivíduo que procura a si mesmo. Na verdade, esta procura é o mesmo que buscar o caminho para as realizações pessoais. Perceba que no íntimo do Arcano (no campo das reflexões e das dúvidas) ele traz consigo muitas incertezas, representadas pela roupa vermelha, sinal de perigo. A túnica azul, que recobre a dúvida, tem a função de ser uma capa protetora contra as intempéries da sua viagem, e representa as bases de conhecimentos acumulados durante as suas experiências de vida, com efeito de aumentar a autoconfiança e poder tomar decisões sozinho, sem a ajuda de outrem.

 

Note que o facho de luz que transporta é fraco, apenas uma lanterna rústica. Ao mesmo tempo ilumina timidamente o caminho e ofusca a visão. É como se as bases do autoconhecimento se confrontassem com a própria razão, gerando dúvidas em vez de certezas. Sabemos que, quanto mais tempo de vida nós temos, mais são as experiências acumuladas e, por conta disso, enxergamos melhor os caminhos ainda por vir. Note a necessidade do EREMITA de tatear o solo com um cajado, tal como um cego, porque mesmo tendo boa visão e ainda seja auxiliado pela lanterna, não o faz enxergar com precisão o que está à sua frente. Talvez lhe falte ainda mais maturidade para acertar.

 

O Arcano transmite outra mensagem importante: a do reconhecimento do olhar interior, o qual pode ser obscuro. A vida é um apanhado de incertezas, mesmo com as experiências que a idade carrega. Às vezes, é melhor olhar para dentro antes de prosseguir adiante.

 

"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda."

Carl Gustav Jung.

 

UM CONTRAPONTO

 

Observe a analogia. O EREMITA é um irmão espiritual, por assim dizer, do LOUCO. Ambos fazem uma jornada, caminham. No caso do EREMITA, este, aparentemente, já não precisa pensar no que ficou para trás, olha sempre em frente, porque assimilou as experiências do passado, as utiliza no presente, o que lhe traz maior segurança. O LOUCO anda adiante, mas observa o passado por cima dos ombros.

 

Precisamos alertar que, na instrução geral do Tarot, que ainda nem está perto de ser consolidada, percebemos doutrinas contraditórias sobre os Arcanos. No caso do EREMITA, alguns autores avaliam a figura como um ente que procura caminhos ou procura a si mesmo, sendo o aspecto da sua velhice mera representação de experiências acumuladas. Outras perspectivas apontam que o Arcano é, de fato, um indivíduo muito experiente, e que à sua frente estão objetivos de ordem superior, o que o leva a desenvolver um comportamento praticamente monástico (introspectivo, racional e isolado).

 

Na primeira conjectura, VELHO = Conjunto de experiências (independente da idade do indivíduo).

 

Na segunda conjectura, VELHO = Velho experiente; Maturidade.

 

O nosso posicionamento (TAROT CURITIBA) se dá a partir da possibilidade da co-existência dessas possibilidades, que podem ser notadas nas diferentes situações de leitura do Tarot em uma consulta, ou seja, considerando as características do consulente somadas ao contexto de leitura (do que se trata). Portanto, ambas as perspectivas de interpretação do Arcano são plausíveis. E mais, não podemos deixar de considerar as outras cartas que figuram mais próximas ou mais distantes na distribuição do jogo sobre a mesa, isto para efeito de se atribuir certezas sobre o papel que o EREMITA estaria desempenhando na leitura.

 

NUMEROLOGIA

 

O número VIIII corresponde às pessoas otimistas com energia para empreender; estão prontas para se desenvolver, aprimorando o seu ser a partir daquilo que aprenderam nos oito passos anteriores (os Arcanos de I a VIII). O número nove faz menção à abnegação e à compaixão. Também à benevolência e à paciência.

 

COMO INTERPRETAR O EREMITA

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: Sabedoria; Reclusão; Introspecção; Reflexão; Meditação; Conhecimento de caminhos a serem tomados; Um espírito-guia; Ser uma luz “menor” em benefício dos outros; Prudência; Discrição; Sagacidade; Altos conhecimentos; Abnegação; Procura da espiritualidade (afastamento das coisas materiais e de tentações).

 

CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.

 

FACE SOMBRIA: Postura anti-social; Autossuficiência ainda não adquirida; Intolerância; Imprudência; Precipitação; Realizações práticas adiadas; Julgamentos errôneos; Caminhos incertos; Cancelamento de planos; Propósitos e objetivos obscuros ou duvidosos.

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

PLANO MENTAL: Sabedoria; “Saber andar nas trevas com segurança, sem nenhum temor”; Contribuição luminosa para resolução de um problema; Esclarecimento que chegará espontaneamente; Uma grande vocação.

 

PLANO ANÍMICO: Chegar a uma solução; Prudência no sentido de construir algo com cautela; As pessoas mais velhas e experientes compreendem que a própria luz talvez não seja a mais conveniente para entender o mistério da vida (a luz que se carrega é fraca e, ao mesmo tempo, atrapalha a visão); Um esclarecimento; Busca de uma vocação.

 

PLANO FÍSICO: Prudência; Segredo descoberto; Luz que se fará sobre coisas ocultas; Diagnóstico de saúde que só pode ser obtido pelo intermédio de exames; Solidão; Um monge; Um conselheiro ou mentor; A imagem da velhice: dificuldade para andar e ver.

 

O EREMITA EM OUTROS DECKS

O Eremita do Tarot Universal de Waite.

Le Capucin, de Etteilla.

 

REFERÊNCIAS

Spanish Tarot (Ed. Fournier); O Tarô Universal de Waite (Ed. Isis); The Book of Thoth (Etteilla – Ed. Lo Scarabeo); Robert Wang; Hajo Banzhaf; Hadés; Oswald Wirth; Giovanni Sciuto; Faith Javane e Dusty Bunker; Ademir Barbosa Jr.; Sallie Nichols; Alberto Cousté; Luciano Kravetz (textos).

 

o melhor de curitiba.png
A UNILIVRE, Universidade Livre do Meio Ambiente, em Curitiba.

Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE).