A MORAL DA HISTÓRIA

O ESPÍRITO DO INTELECTO PLENO

O JULGAMENTO

Arcano O Julgamento, baseado no Tarot Clássico.

Arte: Luciano Kravetz.

PassadoPresente e expectativa de Futuro reúnem-se em um belo juízo!

 

passado, que outrora estava morto e enterrado, ressurge para validar a situação do presente. A vida futura não pode ser almejada sem que haja o aproveitamento das experiências passadas.

 

Trata-se de uma grande moral da história que invoca o espírito do senso de realização ou, por outro lado, e com muito pesar, a constatação de que a vida não foi tão frutífera. Mas, cautela com tal afirmação, pois sempre há espaço para o surgimento do “novo homem”.

 

O JULGAMENTO é o Arcano do TAROT que passa a limpo a vida. E faz sentido, pois sendo revelação de sabedoria, sempre é sadio fazer reflexões sobre aquilo que se conquistou, ou não, na nossa jornada; e, de outro modo, é bom para replanejar o tempo que resta,  se afirmando no Bem.

 

Os aspectos negativos desta carta são revelados, mais notatadamente, nas derrotas na Justiça e empreendimentos que tendem ao fracasso. Outro apontamento pertinente faz referência aos indivíduos que ficam "pedindo desculpas" para encobrir incompetência, ou quando culpam coisas (máquinas, softwares) ou pessoas por algo que seria de responsabilidade delas.

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

Alegoricamente: No Juízo Final, quando a trombeta do Arcanjo Miguel ressoar, os justos, vivos ou mortos, serão chamados à vida celestial. Os que não forem encontrados no Livro da Vida serão condenados ao inferno.

 

Vamos descrever, sucintamente, as três figuras humanas presentes na carta do JULGAMENTO:

 

casal é o retrato da humanidade primordial, Adão e Eva. Perceba que, no dia do juízo, tanto a pureza de coração (sem pecado) como a moral maculada (em pecado) serão pesados (outro exemplo: Anúbis, o juiz no ato da pesagem do coração do morto em contrapeso à uma pena…). O casal remete às figuras já vistas na carta do SOL (as crianças que agora são adultas) e da LUA (os cães). Aqui é necessário retomar os estudos destes citados Arcanos para uma melhor compreensão.

 

ressuscitado retrata, em uma perspectiva de Mistério, um indivíduo que venceu a morte e retornou ao mundo dos vivos. Traduzindo este Mistério para um entendimento mais concreto, compreendemos que vencer a morte é a constatação de uma pessoa que se livra de uma situação ruim, por exemplo, ou que consegue se desfazer de um estado depressivo, ou que se cura da perda de um grande amor, etc. Por outro lado, caso assim não se proceda, o indivíduo estaria “morto”, por assim dizer, visto que não conseguiu se reerguer diante das vicissitudes.

 

Bem maior que um insight de iluminação é o som da poderosa trombeta, cujo o poder de sacudir com força a carne e os ossos nos avisa, de rompante, que é hora de realizar a nossa própria moral da história: Será que valeu a pena? Que ganhos morais e materiais eu conquistei? Eu consegui ressurgir das cinzas? Qual será o meu galardão nos Céus?

 

NUMEROLOGIA

 

O número XX é o poder de Deus (0) que opera pelo intermédio de Vulcano (2), para unir aquilo que parece ser, em forma física, duas partes separadas – o espírito e a matéria (JAVANE & BUNKER). O 20 também é X + X (a soma das experiências de vida, quando idoso, já que a "Roda" já girou muitas vezes).

 

COMO INTERPRETAR O JULGAMENTO

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: O espírito da consciência cósmica, um juízo reto, sem erros; Expiação; Um juízo a ser feito (ou estar sob a égide de um); Salvação; Libertação; Revelação de sabedoria; Santidade; Espiritualidade; Profetismo; Dom de adivinhação (cartomancia); Reflexão profunda; Grande satisfação moral ou material; Recompensas pelos esforços realizados; Uma transição para melhor; Provável, mas não certo, ganho de causa em processo judicial (ou um juízo restaurador, reconciliador); Boa saúde geral; Cura milagrosa; Desejo de imortalidade; Reaproximação de pessoa esquecida; Projeto ou caso reaberto; Segredo que irromperá de surpresa.

 

CARTA INVERTIDA:  Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.

 

FACE SOMBRIA: Distanciamento de Deus; Falta da crença em Deus e na vida após a morte; Ir para o Inferno; Evocação/Invocação de fantasmas; Insucesso nos empreendimentos; Uma transição para pior; Perda em processo jurídico; Pessoa que fica pedindo desculpas de modo a encobrir fatos (é o indivíduo que não cessa de errar e que se apresenta de modo inferiorizado, para que as pessoas tenham dó dele); Castigo merecido.

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

NO PLANO MENTAL: Ressurreição; Libertação espiritual; Elevação; Retorno ao Paraíso (Éden); Vocação; Chamado; Ascensão da alma em virtude das sucessivas provas.

 

NO PLANO ANÍMICO: Revelação de desígnios ocultos; Poder de guiar outros; Segredo que não se pode mais guardar; Libertação; Diz a Verdade“Espera no sofrimento, porém desconfia na prosperidade”.

 

NO PLANO FÍSICO: Tudo aquilo que pode ser “ressucitado”, no sentido de ser reanimado ou recuperado (salvar um acidentado, recuperar um projeto abandonado, etc.); Restauração. É um Arcano poderoso que precipita os efeitos das demais cartas que o rodeiam; Visão das coisas e fatos com olhares de justiça; Habilidade de compilação e classificação; Uma sentença final; Boa saúde e equilíbrio emocional.

 

O JULGAMENTO EM OUTROS DECKS

Judgement, do The Art of Tarot.

Judgement, do Golden Tarot.

 

REFERÊNCIAS

L. Kravetz (textos); Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; The Art of Tarot (Ed. CICO Books); Golden Tarot (Ed. U.S. Games); Pedro Camargo; Sallie Nichols; Javane & Bunker; Julian White; Giovanni Sciuto; Alberto Cousté; Hadés; Robert Wang; Tarô Adivinhatório (Ed. Pensamento); Spanish Tarot (Ed. Fournier, Espanha).

 

A biblioteca pública do Paraná.

Biblioteca Pública do Paraná.