DISCERNIMENTO

O SENHOR DO FOGO DO MUNDO

O SOL

Uma vez que a Luz atinge o seu alvo, nada poderá ficar oculto.

Arte: Luciano Kravetz.

(baseado em Marseille)

Está tudo claro! A luz dissipa a escuridão. O exercício da intelectualidade está presente.

 

Lembre-se, lá no Arcano da LUA era o subconsciente que regia as ações humanas. Aqui, não há espaço para enganos, porque a luz do Sol ilumina os caminhos da razão.

 

Os aspectos favoráveis do Arcano do SOL, são: visão esclarecida; associações leais e honestas; saúde física e mental; equilíbrio emocional.

 

Aspectos negativos: tudo o que foi apontado acima, mas ao contrário. De modo geral, obviamente, dependendo do contexto da leitura das cartas, apresenta bons presságios.

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

Se o Arcano da LUA remete à uma busca subconsciente, mais incerta, o Arcano O SOL vem trazer a revelação de que sempre existirá um apoio exterior, ou uma "iluminação" interior, a serem buscados para esclarecer uma questão importante. O SOL retrata um estado de êxtase por se ter obtido um flash de discernimento.

 

As duas personagens presentes na carta, as crianças de sexos opostos (pois uma complementa a outra) denotam o estabelecimento de uma relação agora consciente, iluminada pelo Sol, portanto bastante visível. É o mesmo “olhar no espelho”, o qual nos referimos no Arcano da LUA, contudo reflete uma imagem positiva e não mais deformada (aquela do lagostim). O simbolismo das crianças refere-se às descobertas e experiências puras, de ordem natural, jamais esquecidas, e que ficam gravadas na memória ainda na época pueril. Em suma, o que é aprendido nunca é esquecido e sempre há a certeza de que se pode resgatar, pela memória, aqueles momentos de descobertas. Por vezes, é necessário olhar para o outro para que uma resposta venha… É por esta razão que admiramos certos ícones humanos, nos tornamos fãs, e queremos ser como eles.

 

O Sol é a iluminação! Sinal de que tudo dará certo, sinal de que o emprego da razão está funcionando muito bem. Em síntese, quem é o Sol? Respondemos. Este ente, conforme a simbologia arcana, pode ser: um grande conselho; um livro; um aprendizado; um insight de sabedoria, enfim, qualquer recurso que venha trazer iluminação consciente.

 

Deixe a Luz entrar!

O muro (a introvisão) é um elemento que divide as crianças do mundo exterior, ainda a ser descoberto. Ele é baixo, portanto pode-se fazer uma visada por cima dele. Note que, para o Sol, não existem barreiras, lá de cima ele cobre o mundo todo com a sua Sabedoria.

 

NUMEROLOGIA

 

Eis um insight para uma das possibilidades numerológicas para o SOL, que é XVIIII.

 

Vamos decupá-lo em X + V + IIII, o que dá RODA + PAPA + IMPERADOR. Então, “este é poder do Arcano O SOL”. Traduzindo, seria a soma cabalística, positiva, da SORTE + A SABEDORIA DIVINA + O GOVERNO.

 

Sendo assim, o Sol expresa um sentido de prosperidade, ordem e controle.

 

COMO INTERPRETAR O SOL

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: Clareza circunstancial (discernimento); Felicidade; Paz de espírito; Talento artístico ou literário; Equilíbrio emocional; Boa saúde física e mental; Prosperidade em todos os sentidos; Alegria; Pensamentos altruístas; Surgimento de um companheiro; Amor nascente; Casamento; Felicidade conjugal; Reconciliação sentimental; Fraternidade; Reputação e reconhecimento (glórias); Celebridade; Fim de um período ruim; Solução final; Sucesso; Calor; Risco de queimaduras; Um diagnóstico de saúde assertivo.

 

CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.

 

FACE SOMBRIA: Detalhes ainda por serem iluminados; Uma ajuda desperdiçada; Reconhecimento post mortem; Deslumbramento (“nem tudo o que reluz é ouro”); Rompantes de mau-humor; Vaidade (pose, fachada, simulação); Amor-próprio exagerado (ego muito aflorado); Amor recusado; Cansaço físico e mental; Oportunidades que podem estar se aproximando ou indo embora; Artista não reconhecido; Dificuldades intransponíveis; Futuro sombrio (a luz está se apagando).

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

NO PLANO MENTAL: Um ente espiritual supremo ou Luz Maior (ex.: Deus, Aton, Brama); um deus menor (ex.: Apolo, Krisnha, Hórus, Jesus); Um Serafim; Um Arcanjo; Luz infinita (espiritual); Sabedoria divina; Consciência superior; Vocação religiosa; Altos propósitos.

 

NO PLANO ANÍMICO: Uma Verdade; Iluminação; Uma grande ideia; Vocação material; Grande afeto (altruístico); Um esclarecimento; O anjo da guarda.

 

NO PLANO FÍSICO: Felicidade; Sorte; Esclarecimento (informação objetiva e fidedigna); Luz solar; Algo que não se pode esconder; Ligação sentimental; Saúde; Beleza física; Triunfo; O Sol do nosso sistema solar; o metal ouro; Encontro de saída para problema.

 

O SOL NO TAROT DE WAITE

O SOL da segunda edição do RWS Tarot (produzido entre 1910 e 1920).

A inocência pura representando um retorno, a volta para a casa! A Luz que se encontra no destino do Oriente Supernatural denota o desejo de voltar à origem. O jardim murado da vida sensível ficará para trás. É a busca de um lugar ao Sol (com “s” maiúsculo). O sol da consciência no Espírito. A criança é a simplicidade, a inocência no sentido da sabedoria, mas o Sol é a Grande Verdade, que ilumina tudo. O mundo sem os vícios do homem é o paraíso restaurado, local de morada da pureza e virtude das crianças. E, o melhor que a humanidade pode dar é apenas infantilidade para o Criador; por outro lado, o resgate da “inocência” é o puro BEM da condição do Paraíso.

 

 

REFERÊNCIAS

L. Kravetz; Arthur Edward Waite; Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Pedro Camargo; Sallie Nichols; Javane & Bunker; Julian White; Giovanni Sciuto; Alberto Cousté; Hadés; Robert Wang; Tarô Adivinhatório (Ed. Pensamento); Spanish Tarot (Ed. Fournier, Espanha).

 

O museu do expedicionário, em Curitiba.

Museu do Expedicionário de Curitiba.