Nem tanto ao céu, nem tanto à Terra. Eis os Cavaleiros do Tarot. Aprenda sobre os Arcanos no site Tarot Curitiba.

OS CAVALEIROS

 

Apresentamos aqui duas perspectivas sobre os Cavalos ou Cavaleiros da Corte. A primeira perspectiva está relacionada ao campo da Sabedoria Sagrada, uma reflexão sobre os quatro cavaleiros do Apocalipse. A segunda perspectiva refere-se à visão tradicional do Tarot interpretativo clássico. O objetivo dos textos é apresentar um conteúdo que transcenda o senso comum da teoria geral do Tarot.

 

 

UMA ANALOGIA INTERESSANTE

"Os quatro cavaleiros do Apocalipse"

 

 

A partir da Bíblia Sagrada: Apocalipse, Cap. 6, eis as Verdades Maiores para a Humanidade:

 

Vi aparecer então um cavalo branco. O seu cavaleiro tinha um arco; foi-lhe dada uma coroa e ele partiu como vencedor para tornar a vencer… Partiu então outro cavalo, vermelho. A quem o montava foi dado tirar a paz da terra, de modo que os homens se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada… E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: “Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!”… E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras.

 

*O PRIMEIRO CAVALO: Branco é a cor da pureza. Nas guerras antigas, o arco é a arma de grande alcance, velocidade e surpresa. Portanto, ao somarmos a pureza com a simbologia do grande alcance dá como resultado o Poderio Divino, típico do fogo, o naipe de Paus! O aspecto material que comprova esta conjectura é o fato de que o cavaleiro tinha uma coroa, logo está autorizado por Kether (pode ser um representante de Deus, a volta de Jesus, ou um Arcanjo); Síntese do primeiro cavalo (PAUS): AMPLITUDE TOTAL DA JUSTIÇA DIVINA.

 

*O SEGUNDO CAVALO: Vermelho é a cor do sangue derramado. A espada é o instrumento da guerra. Logo, vos apresentamos o naipe de Espadas, o elemento ar (que se refere a razão, o intelecto) que carrega os típicos arcanos destrutivos do Tarot; Síntese do segundo cavalo (ESPADAS): GUERRAS.

 

*O TERCEIRO CAVALO: A balança é a alegoria da justiça a partir de uma Lei que se aplica sobre a humanidade, sem que esta possa recorrer da sentença a ela imposta! Toda a ação de justiça se interpõe a partir de um exame minucioso, em primeira instância apoiada na Lei Divina, depois examinada pela consciência e, por fim, sentida pelo coração, antes de ser aplicada. Uma referência clara ao naipe de Copas, o elemento águaSíntese do terceiro cavalo (COPAS): JULGAMENTO DAS CAUSAS.

 

*O QUARTO CAVALO: A cor verde do cavalo pode fazer alusão à Mãe Natureza, o elemento terra. Na profecia, caso a avaliemos em perspectiva dos mercados, a falta de recursos ou o mal governo em cuidar da saúde da sociedade global (nos sentidos materiais e econômicos) acarretaria em medidas protecionistas que poderiam causar graves desavenças entre nações. Uma mensagem clara, relativa ao naipe de Ouros! Síntese do quarto cavalo (OUROS): SOFRIMENTO: EFEITO DAS CAUSAS.

 

*Se porventura não acertei em cheio, devo ter esbarrado intuitivamente em algumas verdades! (Luciano Kravetz)

 

 

PALAVRA-CHAVE PARA OS ARCANOS CAVALEIROS:

 

"DESTREZA"

 

CAVALEIRO DE PAUS

FOGO

"Astúcia"

O Cavaleiro de Paus é um líder nato. Nasceu para administrar e coordenar pessoas e projetos. Saiba mais.

Trata-se de um buscador astuto. Muito criativo, utiliza o planejamento e a intuição para fazer prosperar aquilo que ambiciona. Detalhista, percebe o mundo nos seus mínimos detalhes, procurando compreender as coisas com base em conhecimentos sólidos, nunca dispensando o apoio espiritual o qual lhe move como profissão de fé. Por vezes, introspectivo (busca o auto-exílio). Um típico empreendedor, realizador; um agente de mudanças positivas, em todos os sentidos. Um viajante. Sujeito carismático.

 

SENTIDO NEGATIVO: Falta de sinceridade. Foge de situações as quais necessita encarar de frente (fica “em cima do muro”); Diz que “está tudo bem, deixa prá lá!..”. Tendência a julgar os outros a partir do seu exemplo e critérios pessoais.

 

Todo empreendedor de sucesso é um Cavaleiro de Paus. Entenda.

Um empreendedor é um Cavaleiro de Paus.

 

CAVALEIRO DE ESPADAS

AR

"Independência"

Vem ele, bradando por independência, o Cavaleiro de Espadas do Tarot.

Refere-se a um indivíduo inteligente, inovador e livre. Age por conta própria, pois é independente. É intuitivo, criativo e superador de obstáculos. É um enérgico tomador de decisões; bravo e corajoso. Em outro sentido, pode vir a ser alguém totalmente “dependente” que age como independente (ex.: um adolescente rebelde).

 

SENTIDO NEGATIVO: Falso heroísmo! Criador de dramas; Sua influência, de modo geral, pode colocar pessoa contra pessoa.

 

Dom Pedro I é o típico representante do Cavaleiro de Espadas do Tarot. Saiba mais.

D. Pedro I, o típico Cavaleiro de Espadas. Detalhe da pintura de Pedro Américo.

 

CAVALEIRO DE COPAS

ÁGUA

"O Gentleman"

Eis o gentleman do Tarot, o Cavaleiro de Copas. Este é príncipe que toda a mulher espera se apaixonar. Tarot Curitiba.

Representa um indivíduo emocional, por vezes propenso a criar fantasias. Pode ser um grande amante, um sedutor ou um desiludido nas questões amorosas. Pode ser um defensor de causa. De qualquer forma, é um romântico. Trata-se do consolidador de relações afetivas já existentes.

 

SENTIDO NEGATIVO: Um quebrador de promessas que irá decepcionar alguém. Pessoa não confiável. Infiel.

 

Veja o típico perfil do Cavaleiro de Copas do Tarot. Um homem romântico, super protetor e educado.

Rhett Butler, personagem do filme "E o vento levou", o típico gentleman de Copas.

 

CAVALEIRO DE OUROS

TERRA

"Abalizamento"

Ele sabe gerir e fazer dinheiro, o Cavaleiro de Ouros do Tarot.

É o típico indivíduo prático, autoconfiante e competente. Aquele que sabe gerenciar pessoas e finanças. É o arcano que confere estabilidade em todos os planos. Um gerente financeiro é um bom exemplo de Cavaleiro de Ouros.

 

SENTIDO NEGATIVO: Desonestidade. Corrupto. Concorrente desleal. Sócio ruim.

 

 

REFERÊNCIAS

 Luciano Kravetz (textos e artes dos Arcanos); Biblia Sagrada “Ave Maria”. Edição de estudos. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2011; Nei Naiff. Tarô de Marselha. São Paulo: Alfabeto, 2016; CONVER, Nicolas. Antigo tarô de Marselha. São Paulo: Pensamento, 2015. WHITE, Julian M. O Tarot de Marselha. São Paulo: ISIS, 2014; PRIETO, Claudiney. O novo tarô de Marselha. São Paulo: Alfabeto, 2016; DEAN, Liz. The golden tarot. New York: CICO Books, 2008.