OS REIS
Apresentamos um resumo dos REIS, figuras principais das Cartas da Corte e, logo a seguir, alguns exemplos de encontros de cartas (combinações) com estes Arcanos.
PALAVRA-CHAVE DOS ARCANOS REIS:
"EXCELÊNCIA"
REI DE PAUS
FOGO
A Teologia
"Crença e Idealismo" (Hajo Banzhaf)
Toda a inspiração para a leitura do Tarot tem origem no “dom divino”, este que é transmitido do Alto para baixo, atingindo o cérebro do cartomante. A perfeita intuição também pode ser alcançada com muito estudo da Arte Real. O Arcano Rei de Paus segura um cetro. Pode referir-se à um aconselhamento de ordem espiritual, pode ser o próprio consulente, o cônjuge, o pai ou um amigo. Dentre as possibilidades na leitura da carta, é mais provável que seja uma figura de autoridade: um chefe, um padre, um mentor, um empreendedor, um pai de família (ou chefe de família), enfim uma pessoa de alta posição social, com bastante sabedoria. O REI DE PAUS é a personificação do êxito.
SENTIDO NEGATIVO: Imoralidade.
Combinação: O que dá o encontro do Rei de Paus com o PAPA?
REI DE PAUS + PAPA = Em sentido amplo é o próprio Papa da Santa Sé (o alto comandante da Igreja Católica do Vaticano). Territorialmente, seria um Bispo ou Arcebispo. Localmente, o padre da comunidade.
REI DE ESPADAS
AR
A Filosofia
"Pensamento e Iluminismo" (Hajo Banzhaf)
Toda a inspiração para a leitura do Tarot, que inicialmente vem do Alto, agora atinge o intelecto do cartomante, este que decodifica a comunicação canalizada, sempre de acordo com a capacidade de compreensão (educação) de cada indivíduo. O Arcano Rei de Espadas empunha com a mão direita uma espada, e com a esquerda um bastão de comandante. Pode ser o próprio consulente, o pai, o cônjuge ou outro parentesco de mais idade, geralmente uma figura de autoridade. O REI DE ESPADAS é o arquétipo da imposição, firmeza e severidade. As melhores e mais prováveis leituras para este Arcano é que venha a ser alguém da magistratura, um especialista ou um militar de carreira.
SENTIDO NEGATIVO: Crueldade; Forte opositor; Ditador; Torturador.
Combinação: O que dá o encontro do Rei de Espadas com o CARRO?
REI DE ESPADAS + O CARRO dá forma a um comandante (um general, por exemplo), ou um desbravador.
REI DE COPAS
ÁGUA
A Metafísica
"Antepassados e Romantismo" (Hajo Banzhaf)
Agora, a intuição sai da esfera cerebral e atinge o coração do cartomante, o centro das suas emoções. O Arcano Rei de Copas segura uma taça, simbologia de idade e experiência, de julgamentos embasados na razão e na emoção – é um Juiz. Pode ser o consulente, o pai, um amigo, um familiar. Indica melhorias nos planos profissional e econômico, em geral. Prenuncia questões emocionais com as pessoas as quais se mantém relacionamentos (amigos, esposo, irmãos). O REI DE COPAS é o arquétipo da bondade, da empatia, da compaixão. Trata-se de um intelectual, artista, escritor ou um líder carismático. É uma amizade sincera ou a “queda nas graças” de uma pessoa poderosa, normalmente um senhor. Para uma consulente, pode indicar um relacionamento ou casamento com pessoa de alta posição.
SENTIDO NEGATIVO: Comportamento destrutivo; Chantagista emocional; Se utiliza de táticas diversas para fugir de compromissos.
Combinação: O que dá o encontro do Rei de Copas com a IMPERATRIZ?
Uma das respostas é: um futuro papai (ou futuro vovô).
REI DE OUROS
TERRA
As Ciências
"Ação e Materialismo" (Hajo Banzhaf)
A segunda visão que se originou no intelecto do cartomante passou pelo seu coração, e agora é manifestada, materialmente, pelo intermédio da fala. É a revelação do que foi visto, em forma de constatação, aviso e aconselhamento. O Arcano Rei de Ouros segura uma moeda. É a carta da seriedade, da responsabilidade, dos “pés no chão”. Pode ser o consulente, o cônjuge, o pai ou um amigo. É uma figura benéfica sobre os assuntos de natureza material. É uma pessoa com experiência de vida. Um homem rico, um investidor, um negociante.
SENTIDO NEGATIVO: Corrupção (aquele que faz tudo por dinheiro, a sua prioridade); Desonra (não faz quitação dos seus débitos); Chantagista.
Combinação: O que dá o encontro do Rei de Ouros com o MAGO?
Umas respostas: um empreendedor de sucesso. Um diretor de empresa.
REFERÊNCIAS
Luciano Kravetz (textos e artes dos Arcanos); Nicolas Conver; Julian M. White; Hajo Banzhaf; Tarô Adivinhatório (Ed. Pensamento); Liz Dean.