Cartas da Realeza do Tarot. Aprenda no Tarot Curitiba.

OS VALETES

 

Perceba como é interessante a figura do “menino da Corte” – o Valete. Este Arcano Menor, também conhecido como pajem, apesar de aparentar menor importância perto das outras lâminas do Tarot, na verdade possui o seu relevo. Historicamente, na Baixa Idade Média, entre os séculos XI e XV, o Valete era um empregado doméstico masculino, subordinado ao senhor da casa. A relação hierárquica entre ambos se dava como senhorio e serviçal, sendo que o primeiro tinha poder de autoridade e mando sobre o segundo. E, quando um valete atendia dentro de uma família da realeza, poderia ter a chance de ser promovido à guarda de proteção dos seus soberanos ou a escudeiro, caso reunisse efetivamente os critérios de mérito para tal posição.

 

Sendo assim, notamos que o menino da Corte, mesmo não pertencendo à nobreza, poderia vir a assumir posições mais nobres ou elegantes com o passar do tempo. E, ao se transferir esta personagem da Idade Média para o ambiente do Tarot, podemos fazer a seguinte indagação: “quem seria um valete na perspectiva do Tarot?” Vamos responder.

 

PALAVRA-CHAVE DOS ARCANOS VALETES:

 

"NOTÍCIA"

 

VALETE DE PAUS

FOGO

"Boas Novas"

O Valete de Paus vem dar uma notícia. Qual será? Veja no Tarot Curitiba.

Impulsivo e com a autoexpressão aflorada, pode ser o próprio consulente, seu filho, um amigo, irmão, noivo e também uma mulher. Trata-se de um mensageiro de boas notícias, em todos os sentidos.

 

SENTIDO NEGATIVO: Manipulação da verdade. Personalidade de um adolescente mentiroso.

 

VALETE DE ESPADAS

AR

"Imaturidade"

O Valete de Espadas do Tarot sugere inexperiência. Saiba mais.

Figura da agilidade, traz consigo perspectivas transformadoras, tanto positivas, quanto negativas. Em sentido positivo, trata-se de um pesquisador (buscador de alguma verdade).

 

SENTIDO NEGATIVO: é um mensageiro de más notícias e/ou uma influência negativa. Também é um manipulador. Reflete alguém com imaturidade, ou seja, com falta de concatenação lógica, em função das poucas experiências acumuladas na vida. Personalidade de adolescente agressivo. Em suma: transformações e mudanças a caminho; ou más notícias.

 

VALETE DE COPAS

ÁGUA

"Entusiasmo"

O Valete de Copas é um apaixonado, um empolgado. Saiba mais no Tarot Curitiba.

Representante da sabedoria com sensibilidade, é uma pessoa jovem (ou mais velha com espírito jovial), sempre pré-disposta a ajudar. Preza pela harmonia. Sempre alegre, traz consigo boas intenções, impregnando os ambientes com a sua influência positiva. É, muito provavelmente, um amigo(a) com quem se pode contar. Pode dar notícias de um relacionamento amoroso, um casamento, uma união ou reconciliação familiar.

 

SENTIDO NEGATIVO: Frustração; Dificuldade de expressar sentimentos; Tendência a fazer dramas; Personalidade de adolescente emotivo.

 

VALETE DE OUROS

TERRA

"Tenacidade"

O Valete de Ouros do Tarot corresponde ao ditado: "aquele menino vale ouro"! Saiba mais sobre o Arcano.

Arcano promissor, é um indicativo favorável em todas as questões relacionadas a avanços materiais (trabalho, finanças, projetos). Manifesta produtividade e fecundidade no plano material. É um mensageiro de iminente sucesso. Ressalva se faz, por não ser ainda um ente plenamente maduro, ao se configurá-lo como um estudante, com ideias novas e brilhantes, tais como cabem a um jovem ambicioso. Ainda busca por um mentor ou guia.

 

SENTIDO NEGATIVO: Irresponsabilidade. Personalidade perdulária.

 

REFERÊNCIAS

KRAVETZ, Luciano (textos e artes dos Arcanos); CONVER, Nicolas. Antigo tarô de Marselha. São Paulo: Pensamento, 2015. WHITE, J. O tarot de Marselha. São Paulo: Ed. ISIS, 2014; PRIETO, C. O novo tarô de Marselha. São Paulo: Ed. Alfabeto, 2016; DEAN, Liz. The golden tarot. New York: CICO Books, 2008.