UMA NOVA ESPERANÇA

A FILHA DO FIRMAMENTO

AQUELA QUE HABITA ENTRE AS ÁGUAS

A ESTRELA

Um dia, a sua estrela irá brilhar!

Arte: Luciano Kravetz.

(baseado em Marseille)

Enfim, desprovido do seu “disfarce” social, o ente humano aprendeu a separar o senso de humilhação do senso de humildade. A vida é muito mais fácil quando se é simples. A liberdade se encontra na simplicidade. Aí, então, as amarras da falsidade se afrouxam e dão espaço ao desenvolvimento do próprio potencial.

 

Observe a figura da Estrela, uma mulher nua, em contato direto com a Natureza, manipulando as águas. Note que os 4 elementos estão presentes, agindo diretamente em benefício da vida.

 

Um grande luminar central se apresenta como uma rosa dos ventos, indicando que os caminhos estão abertos e que há “luz” em todas as direções. Certamente um Arcano bastante positivo e motivador.

 

Como já sabemos que a tendência da Vida é dar certo, a figura da Estrela inspira plenitude, paz interior, enfim, o sucesso.

 

“A sua estrela irá brilhar!”

 

A contrapartida negativa que o oráculo pode indicar é a presença de pessoas com más intenções, preparadoras de armadilhas, dispostas a colocar obstáculos em seu caminho ou que insistam em fazer você desacreditar os seus ideais.

 

Quando costumeiramente olhamos para o chão, não vemos o horizonte de oportunidades. Sonhar no nível das nuvens pode levar a algum lugar. Mas, ao mirar nas estrelas, certamente isto te conduzirá a voos bem altos.

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

Dois jarros. A água de um volta para o rio, a do outro cai sobre a terra. As águas que vem do céu, em forma de chuva, significam as bênçãos que vem do alto para encher e revitalizar o maná mais importante do mundo, as artérias da mãe Gaia que nutrem com oxigênio toda a preciosa vida do planeta. As águas que caem por terra nutrem as sementes e a existência presente, sedentas por fluidos de vida!

 

A mulher representada no Arcano A ESTRELA está nua. Humilde, é desprovida do senso de pecado. Se integra à Natureza de forma pura. É um representativo do Ente Universal que age localmente. Lembra-se de Hermes, o Trismegistos? “O que está em baixo é como o que está em cima!” – o grande segredo alquímico da revelação do Criador.

 

As sete estrelas são representativos dos sete planetas alquímicos ou das esferas cabalísticas, encimadas pelo grande Sol Central, a Iluminação! A todo este conjunto denominamos A Grande Obra! Em outra perspectiva, pode-se tratar da constelação das Plêiades (uma grande estrela rodeada de sete menores).

 

Os galhos das árvores se ramificam e tentam atingir as alturas, como confirmação da necessidade de, além da água, buscar o alimento solar para a manutenção da existência. É tal como estender os braços para cima em gesto de agradecimento pelo dom da vida recebido. O pássaro presente na carta é um milagre manifestado a partir das condições fundamentais para a manutenção da vida; embaixo, a mãe Gaia, em cima, o pai Sol.

 

A carta da ESTRELA parece sugerir, também, o ambiente puro do Éden, um jardim repleto de vida, com as duas principais árvores ao fundo: a da Vida e a do Conhecimento do Bem e do Mal.

 

NUMEROLOGIA

 

XVII é o número da REVELAÇÃO (Iluminação), da Consciência Universal. Remete ao cultivo da esperança, em resposta à investida da escuridão.

 

COMO INTERPRETAR A ESTRELA

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: O Espírito da Sorte; Esperança; Fé; Planos e esforços que darão certo; Confiança no destino; Saída de um impasse; Orientação; Socorro pelo intermédio de aconselhamento; Portas passionais abertas: um novo amor, um breve romance; Papel benéfico de uma mulher; Dons artísticos.

 

CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver. Fim ou começo de um período de azar.

 

FACE SOMBRIA: Azar; Falta de Fé; Mácula; Pecado; Falta de oportunidades; Decepção; Armadilhas colocadas por alguém; Despudor.

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

NO PLANO MENTAL: Um espírito de compaixão, divino; Imortalidade; O fluxo da Magia; A beleza dos Cosmos; Influxo que revela caminhos; Iluminação ou inspiração do que deve ser feito.

 

NO PLANO ANÍMICO: Luz interior que ilumina o espírito; Revelação de uma missão ou vocação; Compaixão; Um esplendoroso equilíbrio.

 

NO PLANO FÍSICO: Esperança; Realização de coisas, com ordem e harmonia; Um socorro ou ajuda amigável; Saída de dificuldades; Encontro de um verdadeiro amor, em toda a sua beleza (ou de um affaire).

 

A ESTRELA EM OUTROS DECKS

Percival, do Tarô do Graal.

The Star do RWS Tarot.

 

REFERÊNCIAS

Spanish Tarot (Ed. Fournier, Espanha); O Tarô do Graal (Ed. Madras); RWS Tarot (Ed. Lo Scarabeo); Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Pedro Camargo; Wilfried Houdouin; Sallie Nichols; Faith Javane e Dusty Bunker; Hadés; Alberto Cousté; Robert Wang; Luciano Kravetz (textos).

 

A torre panorâmica do bairro das Mercês, em Curitiba.

Torre panorâmica das Mercês.