EU DOMINO!

A FORÇA

 

No Tarot Cabalístico este é o Arcano VIII:

"A Filha da Espada Flamejante"

O Arcano da Moral, A Força.

Arte: Luciano Kravetz.

(baseado em Marseille)

FORÇA é a nossa maior aliada. Não é por acaso que o grande sucesso de George Lucas (STAR WARS) se fez sobre esse conceito: A Força que nos rodeia, que está em todo lugar, presente em tudo no universo!

 

As possíveis interpretações desse Arcano são as seguintes:

 

À maneira de um conselho, sugere a energia que deverá ser acumulada para um novo desafio.

 

Sugere que uma pessoa esteja forte ou que precise aumentar a sua força. Em outro sentido, quando invertida, pode representar que se está fraco (ou revela alguma fraqueza específica).

 

No caso da velhice, aponta para a força extra que será despendida por um indivíduo para manter a qualidade de vida no tempo que se esvai.

 

É o indivíduo que domina os elementos, ou pode estar sendo dominado por eles.

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

A veste azul recobre a figura com confiança; as mangas amarelas simbolizam a energia da força canalizada para o seu ato de enfrentamento e coragem: dominar o leão. Este também é amarelo, representando que os desafios da vida são valorosos e difíceis de serem conquistados. Como apoio ao exercício da força, a dama usa munhequeiras para fortalecer os pulsos. O manto vermelho é a soma de todas as incertezas que sempre estarão presentes no entorno de cada pessoa. O chapéu representa a conexão com as infinitas possibilidades de superação dos obstáculos.

 

Lembre-se sempre disto. O Arcano anterior à FORÇA, a RODA sempre nos traz a lembrança de que a vida se dá por ciclos de altos e baixos. E, não importando se a indústria do indivíduo é de sucesso ou dificultosa, a FORÇA sempre deverá estar presente. É preciso ser forte para administrar as vicissitudes assim como é preciso ser forte, saudável e inteligente para manter o status de uma vida boa.

 

Hércules e o leão de Nemeia.

Quem é o leão da figura?

 

É a representação de tudo que está presente e será no futuro. Todos os projetos, as doenças, a manutenção da família. A cor dele é amarelo, pois não poderia ser diferente. Dizer dele que poderia ser azul seria afirmar que ele exerce poder sobre a dama; dizer que ele poderia ser vermelho é dizer que a vida é um constante enfrentamento de perigos, e isto nem sempre é verdade. É amarelo porque é um "desafio de valor".

 

A FORÇA não é somente o Arcano da dama ou do leão. É de ambos. Este arcano pode ser interpretado de modo subjetivo também. Pois, na leitura das cartas, pode fazer referência à uma pessoa, a um problema ou, de modo subjetivo, às condições de energia que devem ser despendidas ou acumuladas para o enfrentamento de um desafio.

 

NUMEROLOGIA

 

O XI, número-mestre, tem por missão manter a fé em si mesmo e a tranquilidade para quebrar obstáculos. É o número da forte intuição para conseguir sabedoria e inspiração. Paciência e decisões rápidas o definem. Atributos para o acúmulo de energia fluente devem ser preservados (fé, atitude, sabedoria, condição física).

 

COMO INTERPRETAR A FORÇA

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: O espírito eterno; Moral elevada; Força; Grande energia, em todos os sentidos, que está acumulada e pronta para ser liberada; Dominação sobre os Elementos quando se apresentam como forças rebeldes; Obstáculos vencidos; Autocontrole (saber quando atuar); Inteligência triunfando sobre a força bruta; Discernimento; Diplomacia; Coragem; Atividade intensa; Defesa de uma causa justa; Vitória inesperada; Vitalidade (saúde boa); Magnetismo pessoal forte.

 

CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.

 

FACE SOMBRIA: Fraqueza, em todos os sentidos; Impotência; Indivíduo dominado pelos Elementos no seu estado de rebeldia (ódio, autopiedade, inveja, ciúme…); Perigo de ferimento; Obstáculo difícil ou impossível de ser transponível; Emoção colérica; Fracasso devido à impulso impensado; Brutalidade; Moral baixa.

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

NO PLANO MENTAL: Moral absoluta. É o princípio universal de toda força espiritual e material (é a Força do filme de Spielberg, invisível, que nos rodeia, que está em todos os lugares, dentro de nós); Poder para distinguir entre verdadeiro e falso, o útil e o inútil; Clareza no julgamento dos outros.

 

NO PLANO ANÍMICO: Força moral; Domínio sobre as paixões; Proteção afetuosa; Capacidade de não ser dominado ou subjugado pela inteligência de outrem, no sentido de que a personalidade seja anulada; Força oculta; Magnetismo sexual; Vocação reconhecida.

 

NO PLANO FÍSICO: Força orgânica (saúde, músculos, ossos); Vontade de vencer; Ser “dono da razão”; Ação invencível sobre um objetivo.

 

A FORÇA EM OUTROS DECKS

La Force, de Wirth.

La Forza do Italian Ancient Tarot.

 

REFERÊNCIAS

Spanish Tarot (Ed. Fournier); Golden Wirth Tarot (Ed. Lo Scarabeo); Italian Ancient Tarot (Ed. Lo Scarabeo); Hajo Banzhaf; Robert Wang; Oswald Wirth; Pedro Camargo; Wilfried Houdouin; Sallie Nichols; Faith Javane e Dusty Bunker; Hadés; Alberto Cousté; Luciano Kravetz (textos).

 

O memorial polonês, em Curitiba.

Memorial da imigração polonesa.

"Bosque do Papa João Paulo II".