ESCOLHAS
OS FILHOS DO VERBO
O ENAMORADO
Não cair em tentação, e livrar-se do mal.
Arte: Luciano Kravetz
(baseado em Marseille)
O Arcano O ENAMORADO do Tarot representa, classicamente, uma "dúvida" e a correspondente necessidade de emancipá-la. Refere-se às escolhas que todos nós devemos fazer diante dos problemas e de outras questões da vida. Essa imagem conduz às ideias de busca e também de rompimento, separação; talvez refira-se à preparação necessária para assumir e enfrentar novos rumos da vida, mesmo que venham carregados de grandes sacrifícios pessoais.
Na Cartomancia, as figuras presentes na carta podem sugerir encontros de amantes, tentação e tendência à infidelidade (caráter volúvel).
NÃO SE CONFUNDA O TAROT CLÁSSICO COM O CABALÍSTICO:
Sem dúvida nenhuma, o arcano revela uma necessidade não apenas de se fazer uma escolha (como instrui o Tarot Clássico), mas também de compreender o alicerce que sustenta a manifestação do "divino" no Universo e na Terra! Na CABALA seria ter que vivenciar os caminhos entre Inteligência (Binah) e Beleza (Tipheret). É a Inteligência Divina como precursora da vinda corpórea do Logos Divino sobre a Terra.
Guarde com carinho esta revelação. Já notou que, no Arcano VI do Tarot Clássico, um jovem aparentemente está por optar entre uma mulher mais velha ou uma mais nova? Cupidez… Por vezes, a “ideia” deve transcender o seu campo e ser vivida nos termos da “experiência”. A LEI não tem muita serventia se apenas está escrita (abstração), ela deve ser aplicada (ação).
Os aspectos positivos dessa revelação são: o idealismo, ou seja, a vontade de abandonar os ciclos repetitivos da vida e dar início a projetos diferentes; ou rever situações cotidianas com outros olhos; ou afastar-se de tentações; buscar santificar-se; ser um agente defensor de causas justas ou nobres.
Os aspectos negativos dessa lâmina são: a possibilidade de se deixar conduzir cegamente pelos impulsos físicos (submissão aos sentidos e não à razão); emoção descontrolada e deslealdade.
O que melhor define o Enamorado é a emancipação da dúvida!
SIMBOLOGIA DO ARCANO
Quem melhor para resolver uma dúvida passional senão o Cupido (a energia divina do amor)?
A questão acima indica apenas uma das inúmeras possibilidades as quais o Arcano O ENAMORADO pode se apresentar. Não devemos esquecer que a linguagem dos arcanos se dá de maneira figurada. Eles querem, com um pequeno exemplo ilustrado, contar diversas histórias sobre uma mesma situação. No caso do ENAMORADO, a sua figura é apenas um exemplo para nos mostrar que para se tomar uma decisão precisamos: ouvir partes, raciocinar, procurar aconselhamento, comparar e até mesmo buscar auxílio divino (representado pelo Cupido, nas ilustrações do Tarot Clássico).
O Arcano O ENAMORADO enuncia a incerteza! “Devo seguir a profissão de administrador ou de contador?”; “Devo ficar com a loira ou com a morena?” Questões, sem dúvida, que devem ser tomadas com base na razão e no coração; e por que não, com uma forcinha do Tarot?
Observe a carta. A mulher à esquerda parece ser mais velha, talvez seja a figura da mãe aconselhando sobre a mulher mais nova; ou, pelo contrário, talvez seja uma mulher que queira induzir o jovem a escolhê-la por ser mais experiente. Na verdade, o que importa é o sentido que o Arcano O ENAMORADO quer transmitir.
NUMEROLOGIA
O número VI corresponde aos românticos e idealistas. Reporta à harmonia, equilíbrio e beleza. Relaciona-se ao AMOR e, por conta disto, às questões de casamento ou divórcio. Reiteramos que o amor, assim como a compaixão, são as coisas mais importantes. O VI deseja um companheiro íntimo, um lar, um casamento sólido. Trata-se da perpetuação do sistema social tradicional.
COMO INTERPRETAR O ENAMORADO
CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: Fazer uma escolha; Escolha importante na área afetiva; Dúvida ou equilíbrio entre duas situações; Luta entre a escolha do sagrado ou do profano; Amor platônico; Devoção; Casamento; Versatilidade ou livre-arbítrio; Beleza sensual; Tentação.
CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.
FACE SOMBRIA: Em uma escolha, o peso da paixão se sobrepõe ao peso da razão. Hesitação; Indecisão; Tentação; Amor culpado; Amantes; Encontro ou reencontro susceptível de desviar do bom caminho; Falsas promessas; Separação ou divórcio.
PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO
NO PLANO MENTAL: Exprime a Ciência do Bem e do Mal; Inquietação; Espírito que faz a opção por uma vida de sacrifícios; Amor pelas Belas Artes.
NO PLANO ANÍMICO: Equilíbrio entre necessidade e liberdade; A razão, fria, opõe-se ao calor da fé, impedindo que se ouça a voz vinda do Alto; Desvelos e sacrifícios; Aprender com as escolhas e com os erros.
NO PLANO FÍSICO: Antagonismo; Encadeamento das causas aos efeitos; Dupla solicitação; Hesitação; Ligação, união ou casamento (com variados tipos de associações); O sacrifício por um ideal (ex. sacrifício pela Pátria; mudar de cidade para melhorar de vida).
OS AMANTES NO TAROT DE WAITE
Um grande anjo derramando as suas influências sobre duas figuras, uma masculina e outra feminina. Atrás do homem está a Árvore da Vida com doze frutos visíveis; atrás dela, a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal – Mistérios! A serpente está próxima dos corpos juvenis e puros. A inocência e a virgindade irão ficar para traz. Agora, a humanidade deverá escolher entre o vício e a virtude (termos maçônicos). A atração para a vida sensível é muito tentadora.
O ENAMORADO EM OUTROS DECKS
Los Enamorados do Tarô Astrológico e Cabalístico.
The Lovers, The Golden Tarot.
REFERÊNCIAS
Spanish Tarot (Ed. Fournier); Tarô Astrológico e Cabalístico (Ed. Alfabeto); The Golden Tarot (Ed. CICO Books); Arthur Edward Waite; Robert Wang; Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Pedro Camargo; Wilfried Houdouin; Sallie Nichols; Ademir Barbosa Jr; Giovanni Sciuto; Hadés; Alberto Cousté; Luciano Kravetz (textos).
Feira do Largo da Ordem .