O GOVERNANTE

O SENHOR DENTRE OS PODEROSOS

O IMPERADOR

Do seu trono, o Imperador observa a extensão dos seus domínios.

Arte: Luciano Kravetz.

O IMPERADOR do TAROT é o homem feito! É o espírito ou energia de um governante, um indivíduo que se coloca na posição de assumir responsabilidades e de comandar.

 

Os aspectos positivos deste Arcano é o poder de realização, o assumimento de compromissos de responsabilidades, tais como rotinas repetitivas e expedientes, inclusive a possibilidade de dirigir outros, preservando o espírito comunitário. É ótimo conselheiro.

 

Tirania, vaidade de poder e incompetência administrativa podem ser os comportamentos divergentes desse perfil.

O Imperador do Tarot possui outorga divina para governar o seu império.

O Imperador, no plano material, tem outorga divina para governar o seu império. No plano "formativo" (Cabala), representa as bases estruturais do Universo.

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

Afirmação da Ordem Universal, o Imperador é o comando do mundo.

 

Eis o princípio ativo vindo para por ordem no jardim da Imperatriz!” 

 

Vamos relembrar, resumidamente, o que aprendemos sobre os Arcanos até aqui: O Mago é aquele que tem o poder de fecundar (é a semente); A Papisa é o recipiendário dos conhecimentos da Natureza (o óvulo); A Imperatriz representa o conjunto de condições propícias para que alguma coisa venha a se materializar (o útero); e o IMPERADOR é o Arcano que rege a manifestação material (o feto ou, conforme outros entendimentos, o bebê “pronto”, prestes a nascer, ou já trazido ao mundo). Que bela sequencia! 

 

Observe ele no seu trono, de forma bem descontraída e de pernas cruzadas, parece estar relaxado (é claro, a coisa toda já está criada, agora é preciso dar outro tipo de encaminhamento, manter a "ordem"). Outrora, expondo de modo figurado, tudo estava protegido dentro do útero da IMPERATRIZ; agora é hora de se adentrar no mundo material e, para tanto, um novo estilo de governo deve imperar. Trata-se de uma liderança prática. Reparou que as pernas da personagem formam o número 4? A numerologia explica: o quatro é símbolo da matéria. Para ficar ainda mais fácil, gravamos na medalha do IMPERADOR este número.

 

Sobre a sua cabeça um elmo de campo, não uma coroa, pois é momento de enfrentamento das coisas mundanas, um recurso mais útil para se atuar no campo material (exemplo disso: o capacete que o engenheiro usa no canteiro de obras).

 

A águia no escudo refere-se ao espírito de um gênio forte. Perceba uma discreta diferença: o escudo da Imperatriz apresenta uma águia em voo e o escudo do Imperador, por sua vez, apresenta a ave já no solo. Explicamos: os três primeiros Arcanos do Tarot Clássico nos indicam as coisas relacionadas com ideais criativos, conhecimentos e condições propícias para a materialização de um fenômeno qualquer. O Arcano IMPERADOR é o governante das coisas materiais, que agora existem de fato, e que surgiram a partir das condições primeiras.

 

A águia está em voo no escudo da Imperatriz. Pousada, no escudo do Imperador.

Tarot de Marselha (Ed. Alfabeto).

É por essa razão que a águia se vê assentada sobre a Terra, símbolo de um governo que deverá ser exercido sobre a totalidade substancial da vida. Exemplos clássicos desse entendimento são as fachadas das instituições governamentais ou esotéricas, onde quase sempre se vê uma águia com as suas garras aterradas, firme e imponente, vislumbrando o tamanho do horizonte do seu império.

 

O significado do símbolo da águia assentada sobre o mundo.

Águia assentada sobre o mundo.

 

NUMEROLOGIA

 

O Arcano IV do Tarot representa a ESTABILIDADE, o símbolo da lei e da ordem. É o administrador das coisas terrenas, das coisas produtivas. O número quatro é o representativo do Elemento TERRA, portanto possui natureza prática. Observe a Rosa dos Ventos, abaixo, e veja o alcance do número 4, a grandeza do seu domínio:

A rosa dos ventos simboliza os quatro naipes do Tarot.

Norte, Sul, Leste, Oeste.

Frente, Direita, Esquerda, Atrás.

Ar, Fogo, Água, Terra.

Seco, Quente, Úmido, Frio.

Mateus, Marcos, Lucas, João.

Rafael, Miguel, Gabriel, Uriel.

Primavera, Verão, Outono, Inverno.

Espadas, Copas, Paus, Ouros.

Crescente, Cheia, Minguante, Nova.

Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão.

Yod, He, Vav, He...

 

COMO INTERPRETAR O IMPERADOR

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: Domínio; Controle autoritário; Imagem de força e valor; Normas e Leis; Concretização ou obtenção de algo; Estabilidade; Riqueza; Habilidades práticas; Criação de ordem; Proteção. O IMPERADOR também sugere, nos termos dos pressentimentos, a vinda de uma criança ao mundo.

 

CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.

 

FACE SOMBRIA: Tirania; Vaidade de poder; Mesquinhez; Incompetência administrativa; Rigidez; Adoção exagerada de princípios.

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

NO PLANO MENTAL: Altas hierarquias divinas; Eficácia; Inteligência equilibrada e compreensão dos fenômenos cósmicos.

 

NO PLANO ANÍMICO: Senso de ordem, de poder. Abrangência de domínios; Governança; Busca por acordos, paz ou conciliações.

 

NO PLANO FÍSICO: Ação triunfante; Sucesso nos negócios; Acordos de negócios; Fusões; Conciliações; Firmação de contratos; Sociedades; Força de vontade; Trabalho.

 

O IMPERADOR EM OUTROS DECKS

Diferentes cartas de Tarot.

The Emperor do Silver Witchcraft Tarot.

El Emperador do El Gran Tarot Esoterico.

 

 

REFERÊNCIAS

Spanish Tarot (Ed. Fournier); Silver Witchcraft Tarot (Ed. Lo Scarabeo); El Gran Tarot Esoterico (Ed. Fournier); Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Pedro Camargo; Wilfried Houdouin; Sallie Nichols; Faith Javane e Dusty Bunker; Hadés, Alberto Cousté; Robert Wang; Luciano Kravetz (textos).

 

O parque Barigui, em Curitiba.

Parque Barigui.