O GOVERNANTE
O SENHOR DENTRE OS PODEROSOS
O IMPERADOR
O IMPERADOR do TAROT é o homem feito! É o espírito ou energia de um governante, um indivíduo que se coloca na posição de assumir responsabilidades e de comandar.
Os aspectos positivos deste Arcano é o poder de realização, o assumimento de compromissos de responsabilidades, tais como rotinas repetitivas e expedientes, inclusive a possibilidade de dirigir outros, preservando o espírito comunitário. É ótimo conselheiro.
Tirania, vaidade de poder e incompetência administrativa podem ser os comportamentos divergentes desse perfil.
O Imperador, no plano material, tem outorga divina para governar o seu império. No plano "formativo" (Cabala), representa as bases estruturais do Universo.
SIMBOLOGIA DO ARCANO
Afirmação da Ordem Universal, o Imperador é o comando do mundo.
“Eis o princípio ativo vindo para por ordem no jardim da Imperatriz!”
Vamos relembrar, resumidamente, o que aprendemos sobre os Arcanos até aqui: O Mago é aquele que tem o poder de fecundar (é a semente); A Papisa é o recipiendário dos conhecimentos da Natureza (o óvulo); A Imperatriz representa o conjunto de condições propícias para que alguma coisa venha a se materializar (o útero); e o IMPERADOR é o Arcano que rege a manifestação material (o feto ou, conforme outros entendimentos, o bebê “pronto”, prestes a nascer, ou já trazido ao mundo). Que bela sequencia!
Observe ele no seu trono, de forma bem descontraída e de pernas cruzadas, parece estar relaxado (é claro, a coisa toda já está criada, agora é preciso dar outro tipo de encaminhamento, manter a "ordem"). Outrora, expondo de modo figurado, tudo estava protegido dentro do útero da IMPERATRIZ; agora é hora de se adentrar no mundo material e, para tanto, um novo estilo de governo deve imperar. Trata-se de uma liderança prática. Reparou que as pernas da personagem formam o número 4? A numerologia explica: o quatro é símbolo da matéria. Para ficar ainda mais fácil, gravamos na medalha do IMPERADOR este número.
Sobre a sua cabeça um elmo de campo, não uma coroa, pois é momento de enfrentamento das coisas mundanas, um recurso mais útil para se atuar no campo material (exemplo disso: o capacete que o engenheiro usa no canteiro de obras).
A águia no escudo refere-se ao espírito de um gênio forte. Perceba uma discreta diferença: o escudo da Imperatriz apresenta uma águia em voo e o escudo do Imperador, por sua vez, apresenta a ave já no solo. Explicamos: os três primeiros Arcanos do Tarot Clássico nos indicam as coisas relacionadas com ideais criativos, conhecimentos e condições propícias para a materialização de um fenômeno qualquer. O Arcano IMPERADOR é o governante das coisas materiais, que agora existem de fato, e que surgiram a partir das condições primeiras.
A águia está em voo no escudo da Imperatriz. Pousada, no escudo do Imperador.
Tarot de Marselha (Ed. Alfabeto).
É por essa razão que a águia se vê assentada sobre a Terra, símbolo de um governo que deverá ser exercido sobre a totalidade substancial da vida. Exemplos clássicos desse entendimento são as fachadas das instituições governamentais ou esotéricas, onde quase sempre se vê uma águia com as suas garras aterradas, firme e imponente, vislumbrando o tamanho do horizonte do seu império.
Águia assentada sobre o mundo.
NUMEROLOGIA
O Arcano IV do Tarot representa a ESTABILIDADE, o símbolo da lei e da ordem. É o administrador das coisas terrenas, das coisas produtivas. O número quatro é o representativo do Elemento TERRA, portanto possui natureza prática. Observe a Rosa dos Ventos, abaixo, e veja o alcance do número 4, a grandeza do seu domínio:
Norte, Sul, Leste, Oeste.
Frente, Direita, Esquerda, Atrás.
Ar, Fogo, Água, Terra.
Seco, Quente, Úmido, Frio.
Mateus, Marcos, Lucas, João.
Rafael, Miguel, Gabriel, Uriel.
Primavera, Verão, Outono, Inverno.
Espadas, Copas, Paus, Ouros.
Crescente, Cheia, Minguante, Nova.
Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão.
Yod, He, Vav, He...
COMO INTERPRETAR O IMPERADOR
CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: Domínio; Controle autoritário; Imagem de força e valor; Normas e Leis; Concretização ou obtenção de algo; Estabilidade; Riqueza; Habilidades práticas; Criação de ordem; Proteção. O IMPERADOR também sugere, nos termos dos pressentimentos, a vinda de uma criança ao mundo.
CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.
FACE SOMBRIA: Tirania; Vaidade de poder; Mesquinhez; Incompetência administrativa; Rigidez; Adoção exagerada de princípios.
PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO
NO PLANO MENTAL: Altas hierarquias divinas; Eficácia; Inteligência equilibrada e compreensão dos fenômenos cósmicos.
NO PLANO ANÍMICO: Senso de ordem, de poder. Abrangência de domínios; Governança; Busca por acordos, paz ou conciliações.
NO PLANO FÍSICO: Ação triunfante; Sucesso nos negócios; Acordos de negócios; Fusões; Conciliações; Firmação de contratos; Sociedades; Força de vontade; Trabalho.
O IMPERADOR EM OUTROS DECKS
The Emperor do Silver Witchcraft Tarot.
El Emperador do El Gran Tarot Esoterico.
REFERÊNCIAS
Spanish Tarot (Ed. Fournier); Silver Witchcraft Tarot (Ed. Lo Scarabeo); El Gran Tarot Esoterico (Ed. Fournier); Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Pedro Camargo; Wilfried Houdouin; Sallie Nichols; Faith Javane e Dusty Bunker; Hadés, Alberto Cousté; Robert Wang; Luciano Kravetz (textos).
Parque Barigui.