CAMINHOS ABERTOS

O MAGO DO ETERNO E INFINITO

O PONTÍFICE

O Pontífice: elo de ligação entre a Terra e o Céu.

Arte: Luciano Kravetz.

(baseado em Marseille)

A palavra “pontífice” expressa o sentido daquele que faz a ponte entre o mundo material e o mundo espiritual. Se a Religião tem o propósito de “re-ligar”, o pontífice é o seu instrumento viabilizador. O PONTÍFICE do Tarot, conhecido também como O Papa ou Sumo Sacerdote ou Hierofante, é o Arcano que faz a prospecção de respostas, tanto no mundo espiritual, quanto no filosófico. Ele aponta positivamente para a conquista do sucesso das iniciativas.

 

Na prática do TAROT, apreciar este Arcano é o mesmo que estar na presença de uma bênção. É tal como colocar o poder divino em ação.

 

Os indivíduos com trejeitos de PONTÍFICE são ótimos guias e sábios nas questões espirituais. Orientam-se pelo dogmatismo, em outras palavras, tem muita fé e comportamento monástico.

 

Diferenças entre O Pontífice e A Papisa.

Tarot de Marselha, Ed. Alfabeto.

Note as diferenças entre o Pontífice e o seu Arcano correspondente, a Papisa. O Arcano V não tem mais nada a ocultar, não há véus sobre as suas colunas. A Sabedoria da Papisa (túnica azul) recobre todas as incertezas (vermelho). E, na figura do Papa, não existem mais dúvidas, pois o Arcano veste azul; as incertezas (em vermelho) fazem parte do contexto exterior e estão sempre bem visíveis. Este vermelho também pode ser interpretado como a Lei Moral de Deus que reveste o sacerdote (o sangue do Cordeiro).

 

A criação de Adão, Michelangelo, século XVI.

"A criação de Adão". Michelangelo (séc. XVI).

As mãos não se tocam... Aquele pequeno espaço entre os indicadores de Deus e de Adão é preenchido pelo Logos Divino, porque não é dado ao homem comum tocar nas coisas divinas e sagradas. Na ausência do Deus encarnado sobre a Terra, cabe ao Pontífice ligar o rebanho ao seu Pastor.

(Reflexão de Luciano Kravetz).

 

SIMBOLOGIA DO ARCANO

 

Sendo “a face visível de Deus”, o quinto Arcano do Tarot é a representação simbólica do pentagrama dos magos. Como nos ensinou Eliphas Levi, é o Tetragrammaton, a união das virtudes divinas integradas aos elementos e à quintessência humana. Ao serem somados os elementos centrais da figura do Arcano, reiteramos o número 5: o Papa, mais os dois homens ajoelhados, mais as duas colunas. Está percebendo? Veja como os pormenores vão revelando o todo! Sem pressa, é o melhor jeito de fazer a sintonia com os Arcanos. A cada olhar novas descobertas são feitas.

 

Na figura, os homens ajoelhados denotam o devido respeito ao representante divino. É pelo intermédio da figura do PONTÍFICE que resgatamos as esperanças a partir das dúvidas. É o exercício da Fé, apoiada na inadmissibilidade da incerteza. O Arcano produz o efeito de facilitar a observância de Deus, que é invisível no plano material, mas se torna visível na figura do Papa da Santa Sé.

 

A mão direita abençoa e a esquerda segura um cajado com a tríplice cruz. Esta, por sua vez, reitera a simbologia da coroa de três tiaras: os domínios sobre os mundos espiritual, da alma e do corpo (grosso modo). As luvas denotam o caráter muito antigo, perpétuo, das Instituições Divinas, que não podem ser sujadas pelo toque mundano. Trata-se de “ter em mãos” a doutrina mística, sem poder pegá-la diretamente. Em outra abstração, de sentido messiânico, e de cunho próprio, “calçar a luva” seria aceitar Jesus como elo de ligação entre Deus (intangível) e o homem material. Daí o sentido da Religião (do latim religio, religar).

 

Nas duas figuras ajoelhadas estaria a representação dos conflitos entre os fatos exteriores e os significados interiores dos indivíduos. Explicamos. Nem tudo na vida material parece fazer sentido, mas a religião parece promover um conforto para os dilemas cotidianos. Por vezes, é o único auxílio de que se dipõe.

 

O Arcano antecessor na sequencia do Tarot, o Imperador, vislumbra, de cabeça erguida, o horizonte do seu governo. O PONTÍFICE fita o olhar diretamente para o seu público, prestando-lhe audiência exclusiva. Em suma, é o arquétipo do Grande Conselheiro – o representante do Salvador.

 

NUMEROLOGIA

 

“Cinco” é a soma de 3 + 2 (onde três é a combinação dos aspectos trinitários do espírito humano com os opostos* da experiência humana; mas também é o Mistério Trinitário + o potencial distributivo duplo das polaridades observadas na Árvore da Vida (os opostos positivo e negativo; a JUSTIÇA e a MISERICÓRDIA Divina).

 

(*opostos, no sentido de dualidade: bem e malcerto e erradoclaro e obscurosucesso  e fracassoetc.)

 

Cinco é a LIBERDADE. Uma personalidade versátil, desembaraçada e adaptável, pronta para enfrentar riscos. Que trabalha de modo sábio o livre-arbítrio.

 

COMO INTERPRETAR O PONTÍFICE

 

CARTA NA POSIÇÃO NORMAL: Carta que afirma positivamente alguma coisa; Sabedoria; Ortodoxia; Sucesso; Proteção divina; A Religião; Desejo do bem comum; Conhecimento; Juízo sereno e absoluto; Conselho; Oratória; Vocação; Talento para a organização; Cerimônias (ex.: casamento, batismo, crisma, comunhão).

 

CARTA INVERTIDA: Os mesmos significados da carta na posição “normal”, mas com a sua energia baixa ou em ponto de se desenvolver.

 

FACE SOMBRIA: Falta de fé; Fanatismo; Apego exagerado a uma opinião sem conhecimento do assunto; Dogmatismo infundado (defesa arraigada dos próprios pontos-de-vista); Impotência; Problemas com a saúde; Indecisão; Negligência.

 

PLANOS: MENTAL, ANÍMICO E FÍSICO

 

NO PLANO MENTAL: A Lei do Universo; Dogma do Universo; Aviso espiritual que encontra eco em todo o Universo, até o plano físico; Revelação de uma vocação; Soluções lógicas; O Espírito de Deus.

 

NO PLANO ANÍMICO: A Religião; Apelo para se livrar da matéria; Dom do ensino; Ajuda de um mestre espiritual, mentor ou professor; Solicitude; Afetos sólidos.

 

NO PLANO FÍSICO: Inspirações comunicadas pelo veículo astral; Orientações de um mentor que são acatadas; Indica proteção ao consulente do Tarot; Indica que será feita justiça; Favorecimento à uma vocação; Equilíbrio; Segurança; Boa saúde; Segredo revelado; Vocação científica; Vocação religiosa; As palavras da Bíblia; Os sermões de um pastor.

 

O PONTÍFICE EM OUTROS DECKS

Exemplos de Hierofantes em outros baralhos de Tarot.

El Maestro do El Gran Tarot Esoterico.

El Hierofante do Tarô Astrológico e Cabalístico.

 

 

REFERÊNCIAS

Spanish Tarot (Ed. Fournier); El Gran Tarot Esoterico (Ed. Fournier); Tarô Astrológico e Cabalístico (Ed. Alfabeto); Tarot de Marselha (Ed. Alfabeto); Hajo Banzhaf; Oswald Wirth; Pedro Camargo; Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô (Ed. Paulus); Elisabeth Haich; Sallie Nichols; Eliphas Levi; Faith Javane e Dusty Bunker; Alberto Cousté; Hadés; Robert Wang; Luciano Kravetz (textos).

 

A estrada da Graciosa, caminho antigo para o litoral do Paraná.

Estrada da Graciosa.